14/07/2025

DataWise+: Petrobras (PETR4) lidera negociações em junho e Vale (VALE3) é destaque do semestre

Commodities e setor financeiro seguem como os papéis mais negociados, segundo levantamento do Datawise+, uma solução da B3 e Neoway


São Paulo, 14 de julho de 2025 – A Petrobras (PETR4) manteve a liderança entre as ações mais negociadas da B3 em junho, completando três meses consecutivos no topo do ranking. No acumulado do primeiro semestre, a liderança ficou com a Vale (VALE3), de acordo com levantamento do DataWise+, solução da B3 em parceria com a Neoway.

Além de Petrobras e Vale, completam o top 5 de junho as ações do Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e B3 (B3SA3). O estudo considera quatro tipos de instrumentos financeiros: ações, FIIs, ETFs e BDRs.

A ferramenta também permite recortes por categoria de investidor. Em junho, os papéis mais negociados variaram entre pessoas físicas, jurídicas, fundos, não residentes e instituições financeiras.

No panorama semestral, após Vale, Petrobras e Itaú, aparecem Banco do Brasil, B3, Bradesco (BBDC4), PRIO (PRIO3), Ambev (ABEV3), JBS (JBSS3) e Petrobras ON (PETR3).

O DataWise+ oferece inteligência de mercado para instituições financeiras, permitindo o monitoramento de operações em diversos segmentos – como mercado à vista, futuro, opções e aluguel de ativos –, além de análises por perfil de investidor, movimentações, comparações com concorrentes e market share.

Panorama semestral

Entre os meses de janeiro e junho, a Vale (VALE3), Petrobras (PETR4) e Itaú (ITUB4) tiveram a preferência dos investidores. Semelhante ao mês de junho, Banco do Brasil (BBAS3), B3 (B3SA3) e Bradesco (BBDC4) aparecem na 4ª, 5ª e 6ª posição, respectivamente.

A petrolífera PRIO (PRIO3) em 7º lugar, Ambev (ABEV3) em 8º. Encerram o ranking semestral a JBS (JBSS3), em 9º e a Petrobras (PETR4) em 10º.

Veja a preferência dos investidores Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Fundos, Não Residentes e Instituições Financeiras, no acumulado do 1º semestre:

O DataWise + é uma solução B3 e Neoway que amplia o potencial de negócios das instituições financeiras dentro do mercado de listados por meio do monitoramento de operações como negociação, alocação, posição em aberto, custódia para mercado a vista, termo, opções, mercado futuro, aluguel de ativos, entre outros.

Com a solução, é possível monitorar o comportamento dos mais variados participantes do mercado de capitais, acompanhar o market share, fazer comparativos entre os concorrentes, saber a movimentação de instrumentos financeiros e aplicar diversos filtros por categoria de investidor.

TR3), em 10°.