22/11/2022

B3 e ANTF assinam protocolo para o desenvolvimento do setor de infraestrutura de transportes

Parceria busca realizar intercâmbio e ações conjuntas neste segmento


São Paulo, 22 de novembro de 2022 – A B3, a bolsa do Brasil, e a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) assinaram, em outubro, um protocolo de intenções com o objetivo de promover ações de mútuo interesse, visando o fortalecimento de um ambiente de parcerias e investimentos no setor de infraestrutura de transportes brasileiro.

Dentre as iniciativas previstas no protocolo estão: a realização de estudos, reuniões, programas e eventos de interesse comum, o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações técnicas, além da disseminação de boas práticas aplicáveis ao setor.

Para o diretor-executivo da ANTF, Fernando Paes, o protocolo representa um primeiro, mas largo passo na direção de aproximar duas realidades técnicas e operacionais que, embora bastante distintas, podem se revelar muito complementares. “O setor ferroviário de cargas tem apresentado expansão e evolução singulares, e iniciativas como esta, com a B3, pontuada pela troca — mesmo que intermitente — de experiências, só ajudam a acelerar e expandir as possibilidades de um aprendizado recíproco e altamente qualificado”, assegura.

“Há mais de três décadas a bolsa tem o prazer de reunir investidores do setor privado e bons ativos em um ambiente qualificado. A B3 tem o compromisso de fortalecer o ecossistema de negócios com qualidade técnica, isenção e transparência. Essa união de forças, representada pela assinatura desse e de outros protocolos, é fundamental para o crescimento do setor de infraestrutura”, afirmou Guilherme Peixoto, superintendente de Processos Licitatórios da B3.

Para além da parceria firmada com a ANTF, a B3 possui também parceria firmada com a Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias (ABCR), a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) e Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA), as quais, juntas, formam a Aliança pela Infraestrutura.