19/10/2021

B3 é uma das Melhores Empresas para Trabalhar segundo ranking do Great Place to Work

Este é o quinto reconhecimento ligado a ambiente de trabalho que a bolsa recebe desde dezembro de 2020


 

São Paulo, 19 de outubro de 2021 - A B3, a bolsa do Brasil, está entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com o ranking elaborado anualmente pelo Great Place to Work (GPTW) e baseado em respostas voluntárias dos funcionários das companhias pesquisadas.

É a primeira vez que a B3 aparece no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar. No total, mais de 4 mil empresas se inscreveram para participar do processo de seleção, das quais 150 integram o ranking e 70 têm mesmo número de funcionários da B3 (entre 1.000 e 9.999 funcionários).

“Trabalhamos intencionalmente para desenvolver a nossa cultura, os nossos líderes e as nossas pessoas, e a consequência disso é um ambiente colaborativo e propício para o desenvolvimento, crescimento e aprendizado. Cuidamos das nossas pessoas e damos total infraestrutura para que elas possam exercer suas funções e trazer excelência para o nosso negócio. Receber esse reconhecimento por parte do nosso time nos enche de orgulho”, afirma Ana Buchaim, diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação e Sustentabilidade da B3.

Para montar o ranking, o GPTW analisa as respostas dadas pelos funcionários num questionário que mede a qualidade do ambiente de trabalho e as relações de confiança a partir de dimensões como Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Há também uma análise das práticas culturais das empresas.

O reconhecimento dos funcionários como uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil veio após a B3 promover mudanças nos últimos anos em temas como cultura, ampliação das oportunidades de desenvolvimento das pessoas, remuneração e reconhecimento, qualidade de vida, promoção da diversidade e inclusão e até a flexibilização do código de vestimenta da companhia.

Para avançar em iniciativas de promoção à diversidade e inclusão, por exemplo, a B3 criou, em 2018, núcleos de discussão em cinco frentes (Gênero, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência, LGBT+ e Gerações). A partir deles, foi possível criar iniciativas focadas em cada um dos grupos, e pautas relevantes para cada um deles também puderam ser conhecidas e incorporadas pela empresa.

No último ano, a B3 recebeu outros três prêmios do GPTW: o de melhor empresa para trabalhar na categoria Serviços Financeiros; uma das melhores empresas para as mulheres trabalharem; e ficou entre as 10 melhores empresas para as Pessoas com Deficiência (PCD) trabalharem. Além disso, a B3 fez parte das 25 Top Companies do LinkedIn, que identifica as 25 melhores empresas para desenvolver carreira no Brasil.

De acordo com o GPTW, neste ano a avaliação para o ranking ganhou um incremento em sua metodologia. Para acompanhar as transformações do mundo corporativo, novos indicadores mediram a velocidade da inovação e identificaram os estágios de liderança das empresas.

“Percebemos que a inovação das empresas está diretamente relacionada às características de sua liderança, ou seja, as empresas mais inovadoras têm os líderes mais alinhados aos seus propósitos, trazendo a estratégia do negócio para o dia a dia dos funcionários, criando um ambiente de confiança e propiciando que cada colaborador possa ser o seu melhor”, afirma Ruy Shiozawa, CEO do GPTW.