13/10/2022

B3, IBGC e Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial lançam programa de formação para pessoas negras em conselhos

Primeira turma terá 30 alunos e 13 aulas até novembro; objetivo é fomentar a diversidade nas altas instâncias de decisão das empresas


 

São Paulo, 13 de outubro de 2022 – A B3, a bolsa do Brasil, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial lançam hoje o Programa de Equidade Racial em conselhos, que visa à ampliação da presença de pessoas negras nas altas instâncias decisórias das companhias.

A primeira turma será composta por 30 alunos. Eles participarão de 13 aulas, presenciais e on-line, ministradas por professores do IBGC e da Iniciativa Empresarial, e há previsão de mentorias após a conclusão. Entre os módulos do curso estão Missão do Conselho de Administração e Papel do Conselheiro; Ética e Sustentabilidade; Riscos e Compliance e Responsabilidades dos Administradores.

A criação de um programa focado em equidade e inclusão racial na liderança busca preencher uma lacuna no mercado e ajudar a ampliar a representatividade em cadeiras da alta administração. Um levantamento entre as 73 companhias que participaram do processo seletivo do ISE B3 em 2021 é um dos exemplos do quanto é necessário avançar: cerca de 80% dessas empresas responderam ter entre 0 e 11% de pessoas negras em cargos de diretoria e C-level.

“Analisamos as formações para conselhos existentes e, junto com o IBGC e a Iniciativa Empresarial, criamos um grupo com três objetivos: acelerar e enriquecer a formação de executivos reconhecidos em seus campos de trabalho; aumentar a representatividade e inspirar outros profissionais que nos ajudem na customização e melhoria desse programa, que deve ser recorrente”, diz Ana Buchaim, diretora executiva de Pessoas, Marketing, Comunicação, Sustentabilidade e Investimento Social Privado da B3.

"O Programa de Equidade Racial é um passo inicial, mas importantíssimo, de fomento à cultura inclusiva nas organizações, em especial nos conselhos de administração. Está muito claro que precisamos de ações intencionais de fomento à diversidade para que nossas empresas representem, de fato, a nossa sociedade", afirma Pedro Melo, diretor geral do IBGC.

“Mudança se faz com atitude, cooperação e ousadia. Com a formação de conselheiros negros, entregamos ao país e à sociedade um novo paradigma para fortalecer e consolidar a diversidade racial no ambiente corporativo”, diz José Vicente, presidente do conselho de administração da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Os 30 participantes da primeira turma foram selecionados a partir de indicações da B3, IBGC e Iniciativa Empresarial, como organizadores, e das empresas patrocinadoras do programa. O encerramento do programa acontecerá na sede da B3 no dia 21 de novembro, quando, a exemplo do ano passado, a bolsa do Brasil deve fazer um Toque de Campainha pela Equidade Racial.

 “O Programa de Equidade Racial em Conselhos é um importante mecanismo para o avanço da agenda de diversidade nas empresas. A inclusão racial proporcionará visões e abordagens estratégicas mais completas que impactarão significativamente resultados, negócios, clientes e sociedade”, completa Alexandre Moyses Vargas Nascimento, superintendente de Riscos Corporativos e conselheiro do BL4CK, núcleo de Raça e Etnia da B3.