18/04/2022

B3 inicia operação de plataforma de serviços para Open Insurance


São Paulo, 18 de abril de 2022 - A B3, bolsa do Brasil, iniciou a prestação de serviços para auxiliar as seguradoras a cumprirem as normas regulatórias do Open Insurance e a BNP Paribas Cardif foi a primeira seguradora a contratar a implantação da plataforma da B3.

Desenvolvida em parceria com a startup Finansystech, a plataforma da B3 promove o tráfego e o gerenciamento de dados entre as empresas participantes do Open Insurance. As seguradoras conseguem enviar as informações para a plataforma via arquivo ou API e os dados ficam disponíveis para o compartilhamento com outras empresas dentro do ambiente da B3, que também fica responsável pelos processos de monitoramento, consentimento e regras de negócio.

“A nossa proposta é fornecer toda a infraestrutura necessária para que as seguradoras consigam cumprir as normas regulatórias sem precisar montar uma infraestrutura própria para essa finalidade, além de possibilitar a criação de novas oportunidades de negócios para o mercado, com praticidade, transparência e segurança”, comenta Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.

Outra vantagem é que a plataforma é integrada com a base de dados do Sistema de Registro de Operações (SRO). As empresas que já utilizam a infraestrutura da B3 para o registro das operações de seguros terão mais facilidade no cumprimento das normas da segunda fase do Open Insurance, pois grande parte das informações necessárias para o compartilhamento de dados já estarão disponíveis no ambiente da B3.

“Conseguimos aproveitar os esforços já realizados durante a implantação do SRO para centralizar e organizar os dados, acelerando os processos. A plataforma é muito amigável e permite que a implantação seja totalmente realizada em poucas semanas”, explica Ícaro.

Nos próximos meses, a B3 irá lançar também a função analytics, que permite a gestão e análise de dados com a inclusão de variáveis e indicadores da B3 para criação de insights, oportunidades de negócios, redução de riscos e outras soluções para que as seguradoras possam desenvolver ofertas e produtos personalizados, focados no perfil e necessidade de cada cliente e produto.