23/04/2021
B3 lança Casado de Dólar com negociação eletrônica disponível para o mercado de câmbio
São Paulo, 23 de abril de 2021 – A B3 disponibiliza, a partir de hoje (23), a negociação do Casado de Dólar em tela. O produto atende a uma demanda do mercado, integrando as operações de dólar futuro e dólar spot, que eram realizadas apenas no ambiente de balcão, e agora poderão também serem negociadas em ambiente eletrônico e de forma automatizada.
A proposta do Casado de Dólar em tela, segundo Marcos Skistymas, superintendente de produtos de juros, moedas e equities da B3, é a de oferecer mais uma alternativa de negociação, e trazer maior eficiência operacional ao mercado de câmbio. “O Casado de Dólar irá oferecer um incentivo tarifário para quem optar por ele, visando aumentar os volumes de negociação do produto. Cabe destacar que a operação de balcão também continua na prateleira para os nossos clientes”, explica.
Além de custos menores, o Casado de Dólar também trará maior eficiência operacional uma vez que, com um único instrumento de negociação, o CSD2, automaticamente serão geradas as operações de Futuro de Dólar e Dólar Spot. A negociação em tela traz também como benefício uma maior transparência na formação de preços do Casado e por consequência do dólar à vista no mercado secundário de câmbio.
“Desenvolvemos o produto em conjunto com as instituições que participam do mercado secundário de câmbio. Essa iniciativa faz parte do objetivo da B3 de ouvir as demandas dos nossos clientes e entregar soluções cada vez mais completas e que atendam às necessidades do mercado”, completa Skistymas.
Sobre o Casado de Dólar
A negociação do Casado de Dólar em tela é permitida para instituições financeiras autorizadas a atuar nesse mercado secundário (interbancário) de câmbio pelo Banco Central e acontece por intermédio de corretoras de valores. A mecânica é a mesma já adotada para outros contratos fechados em bolsa de valores.
O instrumento de Casado, o CSD2, é negociado em diferencial de pontos, que representam a diferença entre o preço do dólar futuro e o preço do dólar à vista. O preço do Casado de Dólar negociado em tela poderá ter o sinal positivo ou negativo, que será oposto ao sinal do casado negociado em ambiente de Balcão.
Isso ocorre para se manter uma dinâmica de “book de ofertas” no ambiente eletrônico. Todas as transações de Casado de Dólar geram, simultaneamente, duas operações: uma de dólar futuro, com base no último preço negociado no momento do registro da operação, e outra, de natureza inversa, de dólar à vista (futuro + diferencial negociado) a ser liquidada em dois dias úteis.
Ambas as operações são processadas e liquidadas separadamente nas duas Clearings (Clearing B3 e Clearing de Câmbio).