02/05/2023

B3 lança guia para orientar empresas sobre as melhores práticas em diversidade e inclusão

“Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão” deve auxiliar as companhias a adotarem estratégia sobre o tema e compreender seus impactos no negócio


São Paulo, 2 de maio de 2023 – A B3, a bolsa do Brasil, lança hoje o manual Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão – Guia de Boas Práticas, com o objetivo de ajudar as empresas na sua jornada rumo à diversidade, equidade e inclusão. A obra foi produzida em parceria com a iO Diversidade e o Instituto Locomotiva.

Na forma de um manual de recomendações, a publicação percorre os seguintes eixos:

-Os principais benefícios e desafios do fortalecimento da agenda de DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão) nas organizações;

-O impacto que a integração de perspectivas diversas traz aos negócios;

Experiências e ações práticas que servem de referência às empresas que estão construindo ou que desejam iniciar sua estratégia DE&I.

Um estudo recente da B3 mostrou que, de um universo de 100 empresas com ações negociadas na Bolsa, apenas seis delas têm três ou mais mulheres em cargos de diretoria estatuária e 61 não dispõem de uma única mulher ocupando esses postos. Ainda que deem conta apenas de um dos pilares da diversidade, que é a questão de gênero, e com recorte da presença de mulheres na alta liderança, os números espelham a realidade do quanto essa pauta ainda precisa avançar nas companhias brasileiras.

A construção de um ambiente diverso é um atributo estratégico para qualquer negócio e vem sendo cada vez mais valorizado pelos consumidores, investidores e pela sociedade como um todo. “Como empresa responsável pela estrutura do mercado financeiro e de capitais, buscamos adotar as melhores práticas internamente, mas também é nosso papel induzir a adoção de boas práticas por outras companhias”, diz Manuela Alves, superintendente de Pessoas da B3.

O guia Investimos em Diversidade, Equidade e Inclusão apresenta exemplos de iniciativas adotadas pela B3 e cases do mercado, além de compartilhar informações sobre os pilares de diversidade e recomendações que ajudam ampliar a conscientização sobre a importância e a urgência dessa pauta, permitindo que cada empresa possa adotá-la de acordo com as suas especificidades.

“As pessoas buscam marcas que tenham valores compatíveis com os seus, e cobram cada vez mais das empresas que se posicionem diante de injustiças e da discriminação. Nesse novo cenário econômico e comportamental, a diversidade será uma das forças motrizes do sucesso das empresas”, diz Rachel Rua, diretora de conteúdo da iO Diversidade.

A íntegra do guia pode acessada em: Guia de Diversidade.