16/08/2022

B3 lança programa para auxiliar empresas na jornada pelo mercado de capitais

Iniciativa conta com fóruns e eventos em temas como fontes de captação de recursos, governança corporativa, dia a dia de uma companhia listada, valor de mercado e melhores práticas


São Paulo, 16 de agosto de 2022 - A B3, bolsa do Brasil, desenvolveu um programa voltado para auxiliar as empresas, de capital aberto ou fechado, a conhecerem as ferramentas e os benefícios disponíveis para avançarem em suas jornadas no mercado de capitais.

Denominado Conexões de Valor, o programa é gratuito e voltado para empresas listadas e companhias que estão se preparando para uma abertura de capital. O objetivo é criar conexões e conteúdo para promover a troca de experiências, a discussão de tendências e a indução de melhores práticas, aproximando empresas e agentes do mercado.

Para as empresas fechadas, o Conexões de Valor tem o intuito de mostrar com experiências reais de outras empresas a decisão de ingressar no mercado de capitais, auxiliando as companhias na preparação para a oferta inicial de ações (IPO), além de discussões sobre temas como boas práticas de governança corporativa e temas como ESG.

A programação conta com fóruns de conexões, eventos e outras iniciativas organizadas em trilhas de conhecimento, divididas em cinco pilares: fontes de captação de recursos no mercado de capitais, governança corporativa, dia a dia de uma companhia listada, valor de mercado e melhores práticas.

“A B3 tem um papel social e educacional importante, tanto para o investidor pessoa física como para as empresas brasileiras. Com o programa, queremos orientar e educar as empresas para que elas conheçam o funcionamento mercado de capitais, invistam em governança corporativa e possam se beneficiar dos instrumentos para a expansão e perpetuação do negócio”, destaca Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes da B3.

As empresas que estão nos primeiros anos de listagem têm à disposição orientação na preparação para as atividades de uma companhia aberta e as empresas listadas há mais tempo contam com apoio nas ações de rotina e em discussões de temas relevantes para a evolução dos negócios.

A iniciativa insere as empresas em um ecossistema que promove a troca de informações com diferentes agentes do mercado de capitais, como associações, empresas de capital aberto, hubs de inovação, auditorias, consultorias, investidores, escritórios de advocacia, fundos de investimento e demais players que possam ajudar as empresas a melhorar a tomada de decisões, atingir a maturidade e ampliar seus ganhos no mercado.

“Empresas que contam com alto nível de governança rendem benefícios para toda a cadeia. A B3 está à disposição para auxiliar as empresas em sua jornada, desde as que estão pensando em acessar o mercado pela primeira vez, passando pelas que precisam de apoio para estruturar uma oferta pública, até àquelas que estão listadas há décadas”, diz Santana.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: https://saibamais.b3.com.br/conexoesdevalor/