29/11/2023

B3 promove toque de campainha para conscientização sobre mudanças climáticas

Iniciativa inédita acontece em cerca de 25 bolsas ao redor do mundo


RTB for Climate.jpg

São Paulo, 29 de novembro de 2023 – Foi realizado nesta quarta-feira (29), na B3, o primeiro “Ring the Bell for Climate”, toque de campainha simbólico para conscientizar o mercado sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas. O evento é uma iniciativa organizada pela WFE (World Federation of Exchanges) e promovida em cerca de outras 25 bolsas ao redor do mundo. A data também antecede o início da COP28, a Conferência do Clima das Nações Unidas, em Dubai, que começa nesta quinta-feira (30).

O superintendente de Sustentabilidade da B3, Cesar Tarabay Sanches, destacou que o toque de campainha reafirma a responsabilidade da bolsa do Brasil no estímulo à adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança. “Como uma empresa que está no centro dos mercados financeiro e de capitais, temos que liderar pelo exemplo e impulsionar a mudança positiva. Devemos buscar constantemente maneiras de colaboração conjunta para reduzir e mitigar os impactos que são causados no meio ambiente e incentivar as empresas listadas e demais participantes de mercado a adotarem melhores práticas de sustentabilidade”, disse.

Entre as iniciativas internas adotadas, a B3 responde ao CDP Climate Change, questionário que avalia práticas relacionadas ao tema de mudanças climáticas, desde 2009, e seu inventário de gases de efeito estufa é auditado desde 2010. A companhia é carbono neutro desde 2011 e tem a meta de zerar as emissões de escopo 2 até 2030, além de ser signatária da TaskForce on Climate-Related Financial Disclosures (TCFD) desde sua criação, em 2017.

No pilar de indução de boas práticas, destacam-se a realização de eventos para engajamento do mercado, como treinamentos de mensuração e reporte de riscos climáticos – neste ano, promovido em parceria com o a Carbon Trust e a Embaixada Britânica no Brasil – e o IPO simbólico da TERR4, que também visava à conscientização sobre a urgência de empresas atuarem contra as mudanças climáticas e estimular adesões ao Pacto Global da ONU.

A bolsa do Brasil é ainda pioneira e referência na oferta de produtos e serviços relacionados aos temas ambientais e de mudanças climáticas, dentre eles:

  • ISE B3: o Índice de Sustentabilidade Empresarial foi o primeiro índice de sustentabilidade da América Latina, criado em 2005. Na dimensão de mudanças climáticas, ele conta com o Score do CDP Climate Change como fonte para a pontuação das empresas participantes.
  • ICO2 B3: o Índice Carbono Eficiente é o principal índice climático brasileiro. Criado em 2010 em parceria com o BNDES, foca desde o início em fomentar as discussões sobre mudança do clima no país.
  • ICBIO B3: O Índice CBIO B3 é o indicador de desempenho do preço médio ponderado e ajustado dos Créditos de Descarbonização (CBIOs) registrados na B3.
ESG Workspace

: plataforma de dados na qual é possível consultar o desempenho e indicadores ESG, inclusive relacionados a mudança climática, de setores e/ou empresas listadas, a depender do perfil do usuário.