01/02/2023
B3 reúne mercado financeiro e dirigentes do futebol em evento sobre SAF

São Paulo, 1 de fevereiro de 2023 – A B3, bolsa do Brasil, Win the Game, banker do setor de esporte e entretenimento (sócia da Holding BTG Pactual) e BMA Advogados promoveram um evento voltado para dirigentes de clubes brasileiros, série A e B, para debater sobre gestão e profissionalização do futebol, a partir da experiência de empresas com capital aberto; e como as lições, conceitos e boas práticas podem ser aplicadas por clubes em vista de atrair investidores.
Com intenção de fomentar a discussão em torno da profissionalização de gestões esportivas, levantando aspectos sobre a importância da governança corporativa para atrair investimentos e patrocínio, a programação abordou temas ligados à reestruturação de dívida, captação de recursos e Lei das SAF’s (Sociedade Anônima do Futebol).
O evento foi realizado na B3, no centro de São Paulo e contou com a presença do presidente da CVM, João Pedro Nascimento; Luiz Eduardo Baptista, presidente do CA do Flamengo; Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro, Danilo Caixeiro, vice-presidente de Planejamento da Eagle Football; além de executivos da B3, Win the Game e BMA, e demais convidados.
“Esse evento é o início da aproximação entre o mercado de capitais e o futebol. Cada vez mais, queremos olhar juntos outras oportunidades para construirmos um mercado que viabilize o crescimento e o financiamento dessa indústria. E para continuar esta construção vamos, ao longo de 2023, desenvolver estudos regulatórios sobre IPO de clubes, criar materiais e fóruns de discussão para tratar de governança corporativa e também estamos abertos a ouvir todo o mercado”, disse Gilson Finkelsztain, CEO da B3, em seu discurso.
“A criação da Sociedade Anônima do Futebol que trata em seu marco regulatório de questões como Governança e Gestão Profissional, estimularam o interesse do capital privado nacional e internacional em realizar investimentos no setor que junta a paixão pelo esporte e sua inserção na crescente indústria de entretenimento. Eventos como esse são fundamentais para educar e aproximar todos os stakeholders ao redor desse mercado que, quando maduro, terá no mercado de capitais um caminho importante para seu desenvolvimento”, diz Claudio Pracownik, CEO da Win the Game.
Para Amir Bocayuva, Sócio Diretor do BMA Advogados e um dos moderadores do evento, “a Lei trouxe novidades para solucionar riscos que antes eram preocupações do mercado e afastavam investidores. A SAF mitigou o risco de sucessão estabelecendo um regime em que o passivo criado pode ser reestruturado e não sucedido pela SAF, assim como criou um regime tributário específico que elimina a desvantagem competitiva em relação às associações”, destaca Amir Bocayuva. Em um curto período de tempo, foram constituídas mais de 25 SAFs.