25/08/2023

B3 Social investe no voluntariado para engajar funcionários e induzir boas práticas


 

Em 28 de agosto é celebrado o Dia do Voluntariado no Brasil, data em que organizações do terceiro setor costumam reconhecer o trabalho das pessoas que se engajam em causas sociais. Na B3, a bolsa do Brasil, a associação sem fins lucrativos B3 Social é a responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado da companhia.

A B3 Social conta com um Programa de Voluntariado com o intuito de fomentar a cultura de responsabilidade social nos funcionários da empresa.  Na B3, são disponibilizadas até duas horas mensais a todos os funcionários para a participação em ações e campanhas sociais durante a jornada de trabalho. As ações são planejadas pensando em fortalecer o terceiro setor e contribuir com a redução de desigualdades sociais, o que está conectado ao propósito da B3 de conduzir o desenvolvimento econômico sustentável para a sociedade prosperar.

A B3 Social organiza o trabalho voluntário em ações de quatro níveis, considerando complexidade, maturidade e dedicação: campanhas de arrecadação; ações pontuais, como doação de sangue e mutirões de entrega; ações recorrentes, como a mentoria de jovens; e ações estratégicas, que é caso de consultorias sociais e do compartilhamento de conhecimento com o terceiro setor.

“Entendemos que as empresas têm um importante papel na sociedade e podem ajudar com a solução de problemas sociais. Se expandirmos essa contribuição para o time, é um potencial de impacto ainda maior. Também enxergamos o quão positivo é para a experiência do funcionário poder colaborar com a sociedade e colocar o seu propósito em prática, ainda mais sabendo que é a empresa quem está viabilizando e respaldando essa atuação”, explica Marcelly Guerrero Alberto, coordenadora de Voluntariado, Engajamento Social e Comunicação da B3 Social.

Em 2022, a B3 Social atingiu um nível recorde de engajamento, com participação de 52% dos funcionários da B3 em ações voluntárias. Nos dois anos anteriores, a taxa foi de 48%.  Em números absolutos de voluntários, o crescimento de 2022 para 2023 foi de 30%. Dados mais recentes do BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), de 2022, mostram que a proporção de colaboradores que participam dos programas de voluntariado nas empresas é de aproximadamente 20%. Ao todo, foram 1.498 pessoas do time B3 em 25 ações propostas e lideradas pela B3 Social. 

Alguns dos destaques são os mutirões de doação de sangue, em que já foram coletadas dentro do prédio da empresa, em São Paulo, mais de 100 doações em dois dias. Funcionários também foram levados para entregar cestas básicas em comunidades, apoiando e otimizando os custos de logística das organizações sociais. A B3 Social realiza ainda anualmente uma grande arrecadação de cestas básicas, que conta com mais de mil doações, é expandida para amigos e familiares dos funcionários e tem “doação match” de cinco vezes da B3 (ou seja, para cada cesta básica doada, a B3 doa mais cinco).

Além disso, em 2023, a primeira consultoria social da associação mobilizou um grupo de 50 funcionários durante cinco semanas para aturarem como consultores, trabalhando na solução de problemas reais relacionados à gestão de 10 organizações sociais selecionadas pela B3 Social.

“Dos três anos que eu estou aqui na B3, sinto que minha integração mais profunda com a companhia e o sentimento de fazer parte de algo maior, aconteceu quando eu comecei a atuar como voluntária. Eu pude conectar o meu propósito de vida ao meu trabalho. É sem dúvida um prazer e uma alegria poder realizar as duas atividades em um único lugar: o trabalho remunerado na B3, que subsidia minha vida e minha família, e o trabalho voluntário com a B3 Social, que me proporciona ser uma pessoa melhor”, comenta Claudia Prado, gerente na área de relacionamento na B3.