26/09/2023

Banco do Brasil lança primeiro ETF referenciado no IDAP5 B3

O produto possibilita que os investidores acessem por meio do fundo listado em bolsa uma carteira teórica que reflete a variação do IPCA mais uma taxa fixa


BB Asset BDAP11-4347.jpg

São Paulo, 26 de setembro de 2023 – Um toque de campainha realizado hoje na B3, a bolsa do Brasil, marcou o início de negociação do primeiro ETF referenciado no IDAP 5 B3. O índice de renda fixa acompanha o resultado de uma carteira teórica de contratos futuros de cupom de IPCA. O BDAP11, gerido pelo Banco do Brasil, já está disponível para negociação pelo preço inicial de R$ 10 por cota.

O IDAP5 B3, lançado em 21 de setembro, reflete a variação do IPCA mais uma taxa de juros fixa, como acontece nos títulos de inflação do mercado.

Com a disponibilização de ETFs referenciados no índice, o investidor poderá inserir essa estratégia em sua carteira sem a necessidade de renovar a compra de títulos com essa característica ou se preocupar com os vencimentos. É uma forma de unir os benefícios da renda fixa e de produtos listados como o ETF. Saiba mais sobre o IDAP5 B3.

O que são os ETFs?

Os Exchange Traded Funds (ETF) são fundos de investimento que tem sua performance atrelada a um índice de referência. Os índices, por sua vez,  são indicadores que auxiliam a acompanhar os movimentos da economia em diferentes setores, a partir de critérios de ponderação que podem levar em conta volume de negociação, segmento de empresas, práticas ESG e muito mais.

Ao adquirir um ETF, o investidor consegue capturar em seu portfólio o desempenho de todos os ativos que integram a carteira do fundo. Dessa forma, ele obtém uma exposição diversificada, por meio da compra de um único produto, que é negociado de forma similar às ações. Descubra o que você precisa saber para investir em ETFs.