21/02/2022

B3 passa a negociar os primeiros BDRs de empresas listadas em Amsterdã, Toronto e Londres

Os 16 novos produtos dão ao investidor maior diversificação setorial, de moeda e região sem a necessidade de enviar remessas de dinheiro para o exterior


 

São Paulo, 21 de fevereiro de 2022- A partir de hoje (22), passam a ser negociados na B3 16 novos BDRs, ou Cerificados de Depósitos de Ações, que abrem caminho para o investidor pessoa física investir em empresas listadas nas bolsas de Londres (London Stock Exchange), do Canadá (Toronto Stock Exchange) e de Amsterdam (Euronext). Esses são os primeiros BDRs atrelados a esses mercados listados na bolsa brasileira.  

Com o banco Bradesco como depositário das ações, ou seja, detentor dos papeis, a lista conta com empresas como Heineken, London Stock Exchange Group e Thomson Reuters Corporation.

Hoje a B3 possui 827 BDRs listados, sendo as principais concentrações nos Estados Unidos, com 671 ativos, seguido do Reino Unido, com 28, e Canadá, com 21. Os demais BDRs estão divididos entre países da América Latina, Europa e Ásia.

“Com os novos produtos, aumentam as possibilidades de diversificação da carteira dos investidores, sejam através de moedas, regiões ou setores”, explica Marcos Skistymas, superintendente de Produtos de Equities, Juros e Moedas da B3.

Os BDRs foram os ativos de renda variável que mais cresceram, em relação ao número de pessoas físicas, no último trimestre de 2021. Com um aumento de 994%, quando comparado ao mesmo período de 2020, eles chegaram à marca de 1.4 milhão de investidores.

Os Brazilian Depositary Recipts (BDRs) estão disponíveis para a pessoa física na B3 desde outubro de 2020, quando a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) flexibilizou a regra de acesso ao produto. Emitidos no Brasil por instituições depositárias (bancos ou corretoras), eles possuem lastro em ativos listados fora do país, como ações de empresas e ETFs. Essa modalidade de produto facilita o investimento em ativos estrangeiros sem a necessidade de abrir conta fora do país, possibilitando ao investidor diversificar suas aplicações com menos burocracia.

 

A lista completa de lançamentos se encontra na tabela abaixo:

 

 

Nome Nome de pregão Código de negociação Pais Sede do Emissor
ABN AMRO BANK N.V ABAM ABAMB34 Holanda
AKZO NOBEL N.V. AKZA AKZA34 Holanda
ALLFUNDS GROUP PLC ALFG ALFG34 Holanda
ANGLO AMERICAN PLC AAGO AGGO34 Reino Unido
BARRICK GOLD BARR BARR34 Canadá
CLOVER HEALTH INVESTMENTS CORP CLOV CLOV34 Estados Unidos
EXPERIAN PLC EPER EPER34 Reino Unido
GLENCORE PLC GLEN GLEN34 Reino Unido
HEINEKEN N.V HEIA HEIA34 Holanda
HEINEKEN HOLDING N.V. HEIO HEIO34 Holanda
LONDON STOCK EXCHANGE GROUP LSEG LSEG34 Reino Unido
ROYAL BANK OF CANADÁ RYBD RYBD34 Canadá
THE BANK OF NOVA SCOTIA BNSB BNSB34 Canadá
STANDARD CHARTERED STCH STCH34 Reino Unido
TESCO PLC TCCO TCCO34 Reino Unido
THOMSON REUTERS CORPORATION THRE THRE34 Canadá