17/01/2022

B3 lança Boleta de Energia e expande atuação no mercado físico

Na plataforma, os agentes podem assinar digitalmente um contrato padrão de forma rápida e sem burocracias, reduzindo o custo operacional


A B3, a bolsa do Brasil, passa a oferecer aos agentes do mercado livre de energia a Boleta da B3, plataforma on line para a formalização de contratos das contrapartes de forma 100% digital.

Por meio dessa plataforma, após fecharem os parâmetros de negociação, uma das partes envolvidas na operação insere tais dados na Boleta da B3 e, de forma totalmente confidencial, as contrapartes assinam digitalmente um contrato padrão de forma rápida, segura e sem burocracias.

Hoje, grande volume de contratos do mercado de balcão ainda é negociado por telefone. Por isso, após a definição do preço, os agentes precisam passar por todo o trâmite para formalização do contrato do que foi negociado e, posteriormente, coleta das assinaturas.

Como a Boleta da B3 funciona como um confirmador eletrônico de operação, a ferramenta vai reduzir os prazos e também o custo aos envolvidos na operação.

Para a B3, a automatização do backoffice com o lançamento da Boleta de Energia é importante para a evolução do mercado de energia no Brasil. “Além de trazer agilidade na formalização do contrato entre as partes, entendemos que esse serviço vai reduzir o custo operacional”, avalia Ana Beatriz Mattos, superintendente de Novos Negócios da B3.

Outra vantagem é que, além de trazer toda expertise da B3 em outros mercados para atuar na infraestrutura do mercado físico de energia, a bolsa atende um pedido dos agentes de disponibilizar para o mercado um produto de qualidade, com preço competitivo, para trazer ainda mais liquidez ao mercado.

Para o uso da Boleta B3, os agentes não precisam ter o Selo de Confiança da B3 para o mercado de energia. Mas aqueles agentes que já tiverem o Selo e usarem a boleta eletrônica têm a facilidade de não precisar mandar as operações, diminuindo o custo operacional dos clientes da plataforma.

B3 no mercado de Energia

Para auxiliar os agentes no monitoramento de risco, a B3 também oferece o Selo de Confiança da B3, com um dashboard que disponibiliza informações que favorecem a transparência, formação de preços e gestão de riscos no mercado livre de energia elétrica.

A ferramenta permite que os agentes (comercializadoras, consumidores, geradores) tenham acesso à sua exposição de risco em energia, de forma individual, além de nível de selo e status (aderente ou não aderente) dos demais agentes, podendo, com isso, aprimorar sua gestão de risco de inadimplência no mercado livre de energia.

Na Plataforma de Energia também é possível encontrar uma curva de preços de energia, calculada a partir dos preços de contratos negociados e o histórico de preços dos vértices mais líquidos. Com esse instrumento, os agentes têm uma visão geral das negociações realizadas no ambiente de contratação livre, trazendo transparência ao mercado e melhorando as condições para a negociação do produto.

Derivativos de balcão de energia

Além disso, desde 2015 a B3 atua nos derivativos de balcão de energia (PLD), disponibilizando ao mercado o registro de termo, swap e opção para proteção contra a flutuação do preço da energia, além de derivativos mais customizados, como os que fornecem hedge de PLD horário a geradores e consumidores. 

Saiba mais sobre as Soluções de Energia da B3