16/01/2026

Bolsa atrai 206 mil novos investidores em renda variável em 2025; veja estados com maior representatividade

Piauí foi o estado que mais cresceu base de investidores, mostra levantamento da B3


São Paulo, 16 de janeiro de 2026 – A B3, a bolsa do Brasil, registrou 205.949 novos investidores em produtos de renda variável em 2025. Isso representa um crescimento de 4% entre os meses de dezembro de 2024 e de 2025. 

Atualmente, a B3 conta com quase 5,5 milhões de investidores em renda variável e um valor de custódia de R$ 635 bilhões neste tipo de ativo, um aumento de 20% em relação aos quase R$ 528 bilhões do final de 2024. Deste total de CPFs, 1,9 milhão de investidores são do estado de São Paulo, a maior presença na bolsa. Em seguida, estão os estados de Minas Gerais (554 mil) e Rio de Janeiro (550 mil).

Apesar da ampla representação da região Sudeste entre os investidores em renda variável, o estado que apresentou maior crescimento percentual no último ano foi Piauí, com um aumento de 7,73% no número de pessoas investidoras. Além dele, os estados de Amazonas, Pará, Paraíba, Ceará, Maranhão, Amapá, Pernambuco, Alagoas, Roraima, Rio Grande do Norte, Acre, Rondônia, Bahia e Sergipe também tiveram altas acimas de 5%.

“Os dados mostram que o mercado de capitais avança para além dos grandes centros e chega cada vez mais aos demais polos do país, explicitando o potencial enorme destas regiões. O crescimento no número de investidores em todos os estados reforça o compromisso da B3 com a democratização do acesso ao mercado de capitais, ampliando oportunidades de investimento, educação financeira e participação de toda a população brasileira no desenvolvimento econômico do Brasil”, afirma Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.

Confira abaixo o total de investidores em cada estado no comparativo entre 2024 e 2025:

Tabela.png