13/09/2022
BSM promove capacitação de profissionais que atuam com abordagem baseada em risco
São Paulo, 13 de setembro de 2022 - A BSM Supervisão de Mercados, responsável pela autorregulação dos mercados organizados administrados pela B3, vai ampliar sua atuação na formação e na orientação sobre a abordagem baseada em risco, com atividades voltadas para a capacitação de profissionais.
A BSM criou, em parceria com o Insper, o curso “Market Surveillance e Compliance: regras do mercado brasileiro”. Com enfoque prático, o curso terá participação de especialistas selecionados para ensinar sobre técnicas de controle e supervisão baseada em risco e na prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP) e no monitoramento transacional das operações.
“Frequentemente recebemos pedidos de instituições financeiras que buscam orientação prática sobre como implementar um programa de prevenção à lavagem de dinheiro e de monitoramento de operações, assim como treinamentos específicos para as equipes de Compliance e controles internos. Percebemos que o aprimoramento do monitoramento adotado pelos participantes do mercado pode evoluir e trazer maior assertividade e efetividade aos controles. Existe uma lacuna e uma oportunidade em aprofundar o conhecimento e em promover a capacitação dos profissionais que atuam nessas áreas”, comenta André Demarco, diretor de autorregulação da BSM.
A intenção é compartilhar, na perspectiva de quem faz a supervisão e fiscalização das transações de todo o mercado, quais são as melhores práticas que podem ser adotadas pelos participantes no cumprimento de seus deveres e responsabilidades, além de exercerem seu papel de guardiões de mercado com os investidores. O curso é voltado para quem atua em operações, Compliance, auditoria, PLD/FTP e fiscalização de instituições reguladas e supervisionadas no mercado.
Mais informações sobre o curso estão disponíveis no link.
A BSM também promoverá um workshop voltado para instituições financeiras, no dia 14 de setembro, e a transmissão poderá ser acompanhada pela TV B3.