12/03/2024

B3 lança guia para orientar empresas a conduzirem Censos de Diversidade

Iniciativa realizada em parceria com Instituto Locomotiva e iO Diversidade apresenta um passo a passo sobre a importância da coleta de dados para o diagnóstico e promoção de boas práticas nessa área


São Paulo, 12 de março de 2024 – A B3, a bolsa do Brasil, em parceria com Instituto Locomotiva e iO Diversidade, lança o guia Mapeando a Diversidade nas Empresas - Desafios e Potencialidade do Censo Corporativo de Diversidade. A iniciativa auxiliará empresas a realizarem o levantamento de informações sobre diversidade, equidade e inclusão em seus ambientes de trabalho, para identificar pontos fortes e os que merecem atenção.


O Censo Corporativo de Diversidade é uma pesquisa quantitativa respondida pelos colaboradores, preferencialmente através de autopreenchimento, que gera indicadores numéricos e permitem às empresas produzirem indicadores referentes a Diversidade, Equidade e Inclusão. Seus resultados devem ser desdobrados em um plano de ação focado em fomentar os pilares de DE&I na empresa, orientando a implementação dessa jornada em cada companhia.

Para as empresas de capital aberto, a produção de dados sobre representatividade também é fundamental para o cumprimento de obrigações regulatórias que visam ampliar a transparência sobre o tema. Desde o ano passado, as companhias listadas na B3 precisam divulgar informações relativas à identidade autodeclarada de gênero, raça e/ou cor, faixa etária e outros indicadores de diversidade que considerem relevantes a respeito de seus colaboradores e dos integrantes da alta administração.

A obrigatoriedade veio com a Resolução n° 59 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que alterou o conteúdo do Formulário de Referência, um documento público apresentado anualmente pelas companhias abertas, com o objetivo de aprimorar a prestação de informações associadas à agenda ASG.

Os dados públicos do Formulário de Referência serviram de base para que a B3 construísse, em 2023, o IDIVERSA B3, primeiro índice latino-americano que mede o desempenho das ações de empresas que se destacam na temática de diversidade de gênero e raça. Também é por meio do Formulário de Referência que que as companhias listadas irão reportar as informações solicitadas no Anexo ASG, medida da B3 que visa ao aumento da transparência de boas práticas e estimular a ampliação da representatividade nas diretorias estatutárias e conselhos de administração das empresas.

Nesse sentido, além de apoiar o desenvolvimento de políticas de diversidade, equidade e inclusão nas empresas, as informações coletadas pelo Censo agregam um valor estratégico, já que hoje a promoção de DE&I é percebida como fator decisivo para o desenvolvimento sustentável do país e para a própria perenidade das companhias.

Rachel Rua, diretora da iO Diversidade, explica que muitas empresas ainda têm dificuldade na construção do Censo interno e na divulgação das informações. “Ainda há muita dúvida a respeito sobre como formular as perguntas sobre os indicadores de representatividade, acolhimento e segurança psicológica. Também, ainda não há um padrão que permita a construção de indicadores comparáveis com os dados populacionais, do IBGE, e os levantados pela empresa no Censo. Esse Guia vem para auxiliar também nesse sentido, orientando o que perguntar e como. Só assim, teremos dados consistentes para orientar a jornada de diversidade, equidade e inclusão das empresas”, diz Rachel.

“O Guia indicará o passo a passo de cada uma das etapas de elaboração do Censo Corporativo, para garantir que sua aplicação não seja uma mera formalidade e sim uma ferramenta estratégica para a pauta de Diversidade, Equidade e Inclusão nas empresas. É fundamental que as companhias olhem os dados com atenção, principalmente para medir resultados. É nosso papel, como a bolsa do Brasil, oferecer insumos para essa evolução”, afirma Manuela Alves, superintendente de Desenvolvimento Organizacional, Cultura e Diversidade da B3.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, reitera que a diversidade deve ser vista como uma alavanca de negócios. “É fundamental que as empresas tenham claro a importância da divulgação dos dados para os empregados, ao final do Censo, como forma de reforçar o compromisso da empresa com a diversidade. Pesquisa que fizemos com a B3 aponta que para 66% dos trabalhadores, uma empresa valorizar a diversidade pesa em sua decisão de carreira. Divulgar os resultados e seus desdobramentos amplia o engajamento da equipe com a cultura corporativa de DE&I, auxiliando nos processos de atração e retenção de talentos”, diz Meirelles.

O guia Mapeando a Diversidade nas Empresas pode ser baixado neste link.