07/03/2024

Consórcio Alto Sertão e Ariquemes (RO) realizam leilões para PPP de Iluminação Pública na B3

Consórcio Concip venceu os leilões e terá as concessões por 26 anos, para os municípios de Guanambi e Lagoa Real, integrantes do CDS do Alto Sertão, e 13 anos, para a cidade de Ariquemes


 

Leilao RO e BA.jpg

São Paulo, 7 de março de 2024 – Foram realizados hoje, na B3, os leilões promovidos pelo Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão e pela prefeitura de Ariquemes (RO) para as Parcerias Público-Privadas (PPP) de concessão administrativa para a prestação de serviços de iluminação pública de três municípios. Os projetos contaram com o assessoramento técnico da CAIXA.

Os dois leilões foram vencidos pelo Consórcio Concip, representado pela corretora RJI. O primeiro foi referente ao Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, que contempla as cidades baianas de Guanambi e Lagoa Real. A oferta foi de R$ 480,7 mil, o que representa um deságio de 25,71%.

O objetivo da disputa foi a seleção da proposta mais vantajosa, mediante critério de menor valor de contraprestação mensal. A concessão, que tem prazo de 26 anos, prevê a modernização, eficientização, expansão, gestão, operação e manutenção das redes municipais de iluminação pública.

“Estou muito feliz por, como presidente do consórcio e prefeito de um município de 15 mil habitantes, poder participar desta cerimônia. Se não fosse o consórcio e a CAIXA, jamais a nossa comunidade teria um serviço público de qualidade, uma iluminação que proporciona beleza e segurança aos municípios”, comentou Pedro Cardoso Castro, presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão e prefeito de Lagoa Real (BA).

Em seguida, ocorreu o certame da cidade rondoniense. O Consórcio Concip Ariquemes venceu com proposta de R$ 452,3 mil, um deságio de 11,52%.

Assim como o anterior, o leilão teve critério de seleção o menor valor de contraprestação mensal. Para o município de Ariquemes (RO), porém, o prazo de concessão será de 13 anos, e prevê a implantação, instalação, recuperação, modernização, melhoramento, eficientização, expansão, operação e manutenção da rede municipal de iluminação pública.

“Esse é um momento muito importante para Ariquemes, um marco na nossa história. Estamos felizes e ansiosos para que esse trabalho inicie, pois trará segurança e economia para o município”, disse Carla Redano, prefeita de Ariquemes.

“Temos o orgulho de apoiar a agenda de infraestrutura do país, oferecendo um serviço isento, que conecta bons projetos do setor público a investidores do setor privado. A B3 está sempre de portas abertas para contribuir com o desenvolvimento do nosso país”, afirmou Alexandre Moysés Nascimento, diretor de Governança da B3.

Clique aqui e assista aos vídeos do leilão.