08/02/2021

Pessoa física tem acesso a mais alternativas de investimento em índices internacionais


São Paulo, 08 de fevereiro de 2021 – A partir de hoje as pessoas físicas que quiserem diversificar seus investimentos têm autorização para negociar BDRs de fundos de índices internacionais (“BDRs de ETFs”). Na prática, a pessoa física que investir em BDR de ETF adquire, em uma única operação, papeis de um conjunto de empresas listadas em uma bolsa internacional.

Em setembro do ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários já havia autorizado a negociação dos BDRs de ações, que permitiu aos brasileiros investir, separadamente, em companhias de fora do país, como Amazon, Google e Apple. Com a nova mudança, os investidores poderão acessar os ETFs (conjunto de empresas) listados em bolsas estrangeiras.

Para Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes Pessoa Física da B3, essa é mais uma alternativa de investimento nos principais mercados globais. “Toda grande economia possui um mercado financeiro e de capitais robusto e que oferece as mais variadas alternativas de investimentos. A ampliação dos diferentes tipos de BDRs vai ao encontro do momento de transformação que o país está vivenciando e da necessidade de diversificação das carteiras de investimentos dos brasileiros”, comenta, Paiva.

Ao todo, a B3 possui hoje, aproximadamente, 40 BDRs lastreados em ETFs Internacionais. Nesse primeiro momento, somente 11 serão liberados para as pessoas físicas. Isso porque a regulamentação exige que o banco depositário, instituição que detém os papeis no Brasil, traduza todos os documentos e disponibilize as informações de cada BDR de ETF em português. “Por se tratar de uma estrutura que envolve uma carteira de ativos financeiros é muito importante que as pessoas físicas tenham acesso fácil a todas as informações sobre os ETFs, sobretudo, nesse momento de divulgação do produto”, conclui Paiva.

Veja a lista completa dos BDRs de ETFs que estão disponíveis a partir de hoje para o investidor pessoa física:

ETFs Ticker BDR ISIN BDR Paridade Atual
(Ação:BDR)
Instituição Depositária
iShares MSCI All Country Asia ex Japan ETF BAAX39 BRBAAXBDR009 1:10 BANCO B3
iShares MSCI ACWI ETF BACW39 BRBACWBDR007 1:10 BANCO B3
iShares ESG Aware MSCI EAFE ETF BEGD39 BRBEGDBDR000 1:08 BANCO B3
iShares ESG Aware MSCI USA ETF BEGU39 BRBEGUBDR004 1:10 BANCO B3
iShares MSCI China ETF BCHI39 BRBCHIBDR001 1:08 BANCO B3
iShares Gold Trust BIAU39 BRBIAUBDR008 1:02 BANCO B3
iShares MSCI EAFE ETF BEFA39 BRBEFABDR008 1:08 BANCO B3
iShares MSCI Japan ETF BEWJ39 BRBEWJBDR004 1:08 BANCO B3
iShares Core MSCI Emerging Markets ETF BIEM39 BRBIEMBDR007 1:06 BANCO B3
iShares Core MSCI Europe ETF BIEU39 BRBIEUBDR000 1:06 BANCO B3
iShares Core S&P 500 ETF BIVB39 BRBIVBBDR004 1:40 BANCO B3

Características do BDR

O BDR é um certificado emitido por instituições brasileiras que possibilita o acesso às ações das maiores empresas globais e ETFs mais negociados no mundo. É uma alternativa para diversificação de portfólio, pois ele pode ser acessado de forma simples, pelos sistemas das corretoras que atuam no Brasil, sem a necessidade de mandar dinheiro para o exterior.

Além de possibilitar a diversificação de investimentos, o acesso ao produto pelo investidor de varejo não é tributado pelo IOF e evita os custos relacionados à remessa de recursos para o exterior, como câmbio e manutenção de contas. De toda forma, por refletir a performance de um ativo estrangeiro, é afetado pela variação do dólar em relação ao real, o que pode reduzir ou elevar o valor do investimento.

Saiba mais e acesse a lista completa de BDRs não patrocinados disponíveis na B3 aqui: http://www.b3.com.br/pt_br/produtos-e-servicos/negociacao/renda-variavel/brazilian-depositary-receipts-bdrs-nao-patrocinados-nivel-i.htm