18/09/2025

B3 reforça compromisso com democratização do mercado no AGF Day

Em evento, CEO da bolsa do Brasil falou sobre a importância da educação financeira na sociedade brasileira


São Paulo, 18 de setembro de 2025 –  Na manhã desta quinta-feira (18), o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, participou do painel de abertura do AGF Day, realizado em São Paulo. Ao lado de Rogério Ceron, secretário do Tesouro Nacional, e com mediação de Louise Barsi, especialista em investimentos e cofundadora do AGF, o executivo integrou o bate-papo intitulado “Do Tesouro à bolsa: caminhos para o crescimento do seu patrimônio”.

Durante a conversa, Gilson Finkelsztain e Rogério Ceron destacaram o compromisso conjunto de democratizar o acesso ao mercado por meio do Tesouro Direto e do lançamento de novos produtos. Segundo o CEO da B3, a tecnologia tem sido fundamental nessa jornada, permitindo que investidores tenham acesso a ativos mais sofisticados, como fundos imobiliários, ETFs e BDRs. “Na B3, já lançamos mais de mil BDRs e ETFs nos últimos três anos. Há uma tendência de esses investimentos ocuparem cada vez mais espaço nas carteiras dos investidores, especialmente os ETFs”, afirmou.

Finkelsztain também ressaltou a importância da educação financeira como pilar estratégico da B3. “Hoje, impactamos de 15 a 20 mil alunos por mês, e mais de 400 mil já passaram pela B3 Educação. E nosso pilar de educação financeira está calcado em parcerias, temos parcerias com o Tesouro Nacional, o Banco Central, a Comissão de Valores Mobiliários, com corretoras. Acreditamos que educação é um esforço que precisamos fazer em conjunto”, disse.

Ele ainda mencionou a OLITEF, Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, iniciativa que já alcançou quase 2,5 milhões de alunos. “A OLITEF foi um marco. Estamos começando cada vez mais cedo essa jornada de educação financeira. É assim que vamos transformar a sociedade”, concluiu.