25/06/2025

B3 leva estudantes brasileiros para competição internacional de Economia no Azerbaijão

Delegação conta com presença inédita de duas jovens em evento que ocorre em julho


Estudantes brasileiros durante uma das etapas da competicao nacional_ realizada na sede da B3.jpg

Estudantes brasileiros durante uma das etapas da competição nacional, realizada na sede da B3. 
Foto: Fernando Siqueira

São Paulo, 25 de junho de 2025 – Com o objetivo de estimular estudantes a estudar e conhecer mais sobre educação financeira, negócios e economia, a B3, a bolsa do Brasil, vai apoiar a ida dos 5 estudantes da delegação brasileira para a Olimpíada Internacional de Economia (IEO), que será  realizada no Azerbaijão, entre 20 e 29 de julho. Os representantes do Brasil foram os melhores colocados na Olimpíada Brasileira de Economia (OBECON) e vão em busca do pentacampeonato do Brasil na etapa internacional. 
 

A OBECON realiza três etapas eliminatórias e os estudantes precisam realizar provas sobre conteúdos de microeconomia, macroeconomia, finanças, economia comportamental, história econômica, atualidades e negócios. Uma das etapas da final da OBECON foi realizada na sede da bolsa no início de junho e 45 alunos de todo o país participaram de painéis sobre educação financeira, além de realizarem uma das provas finais.

 

Um marco para esta delegação é a participação de duas jovens estudantes. O crescente interesse feminino nesta oitava edição da Olimpíada Nacional se refletiu nas inscrições: as mulheres representaram 52% dos 31 mil candidatos vindos de cerca de 1.300 escolas de ensino médio, com 43% dessas instituições sendo públicas. Essa tendência destaca a evolução e a inclusão das mulheres no cenário educacional do país.
 

Uma das representantes brasileiras é Maria Clara Ribeiro, que mora em Guaratinguetá, interior de São Paulo, e recebeu o Troféu Menina Olímpica aos 17 anos. A estudante está determinada a extrair o máximo desta experiência e contribuir de forma significativa para a vitória do Brasil nesta etapa internacional. “Conquistar a medalha de ouro foi uma grande vitória pessoal que me mostrou a importância da integração feminina em espaços na área da economia. Espero que minha vitória inspire outras meninas a se envolverem neste meio”, disse a estudante.
 

“A B3 tem o orgulho de apoiar a Obecon, uma olimpíada que revela novos talentos e desmistifica a percepção de que a economia é um tema complexo e reservado apenas a uma pequena parcela da sociedade. Acreditamos que o conhecimento financeiro é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e coletivo de todos os cidadãos, e a Obecon contribui ativamente para esse propósito", afirma Christianne Bariquelli, superintendente de Projetos Educacionais da B3.
 

Para Raphael Zimmerman, presidente da OBECON, “contar com o apoio de empresas relevantes como B3, BTG Pactual, Verde Asset Management e Bain & Company reafirma a relevância da OBECON e a importância para o cenário econômico brasileiro que temos. Ser o país mais premiado do mundo na IEO mostra que temos muito potencial no Brasil em termos de talentos e que vão construir um futuro melhor para o nosso país. São mais de 70 mil jovens impactados desde 2018, com um reflexo real no dia a dia e progressão de carreira de cada um”. 

 

Sobre a Obecon 

A Olimpíada Brasileira de Economia é uma iniciativa gratuita, que une educação, diversidade & Inclusão e formação de lideranças nas áreas de economia, educação financeira e negócios. A Olimpíada é voltada para estudantes do ensino médio e aborda temas de microeconomia, macroeconomia, finanças, economia comportamental, história econômica, atualidades e negócios. Conta com apoio da B3, BTG Pactual, Verde Asset Management e Bain & Company.