22/07/2025
B3 capacita empreendedores da periferia em curso gratuito de gestão financeira

Foto: divulgação B3
São Paulo, 22 de julho de 2025 – A B3, bolsa do Brasil, capacitou 28 pequenos empreendedores de comunidades da periferia e do interior do estado de São Paulo no curso “Educação Financeira pra Empreendedores”, realizado em parceria com a Boogie Naipe e a Planejar. A formatura aconteceu na segunda-feira (21), na sede da B3.
Foram certificados empreendedores – 6 homens e 22 mulheres – dos mais diversos setores, como têxtil, alimentação, serviços, cosméticos e cabelo. Os participantes tiveram aulas online gratuitas ministradas pela B3 para aprimorar a gestão financeira dos próprios negócios.
“A educação financeira é fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. Ao capacitar pequenos empreendedores, a B3 contribui para a sustentabilidade de seus negócios e os transforma em multiplicadores que compartilham o conhecimento adquirido com suas redes de relacionamento. Assim, promovemos a inclusão e o fortalecimento econômico”, afirma Marina Naime, gerente de educação da B3.
Com temas como planejamento financeiro, controle de gastos, formação de preços, financiamentos, gestão de dívidas, comportamento financeiro e planejamento para o futuro, o curso contou com acompanhamento individual de cada aluno por profissionais certificados CFP®.
Para Thais Pessoa, coordenadora de conscientização financeira da Planejar, a ajuda individual, olhando para as necessidades de cada negócio, fez a diferença no resultado da formação. “Este olhar personalizado tem o potencial de transformar não apenas os números, mas o comportamento das pessoas. Neste projeto, os planejadores financeiros CFP® atuaram de forma voluntária para ampliar o alcance deste atendimento de excelência e gerar impacto”, comenta.
Com o sucesso da primeira edição do curso, a expectativa da B3, da Boogie Naipe e da Planejar é abrir uma segunda turma de formação para empreendedores periféricos em setembro de 2025, desta vez abrangendo também profissionais do estado do Rio de Janeiro.
Segundo Rachell Brasil, curadora da trilha de empreendedorismo da Boogie Naipe, a parceria com a Bolsa gera impacto direto no desenvolvimento das comunidades. “Os empreendedores aprendem a organizar melhor seus negócios, entender indicadores financeiros e planejar o crescimento. Educação financeira é essencial para um desenvolvimento econômico mais sustentável, precisamos falar e saber movimentar o dinheiro. Dinheiro é energia e movimento”, conclui.