24/05/2022

BB DTVM lança ETF de Agronegócio na B3

Negociado sob o ticker AGRI11, ETF é o primeiro voltado para o setor agro disponível no mercado doméstico


São Paulo, 24 de maio de 2022 – Aconteceu hoje na B3 o toque de campainha que marcou o início da negociação do BB ETF IAGRO-FFS B3, sob o ticker AGRI11. Destinado a todos os investidores, o AGRI11 será o primeiro ETF voltado para o setor de agronegócio disponível no mercado doméstico, com taxa de administração de 0,35% a.a.

Com gestão da BB DTVM, o novo fundo de índice investe na cesta de ativos que integram o IAGRO FFS-B3, indicador lançado pela bolsa do Brasil em 16 de maio. Ele é composto por 32 papéis de companhias listadas que foram categorizadas como Agronegócio pela recente classificação setorial da B3, que abarca todos os setores diretos e indiretos dessa atividade: setor primário, insumos, agroindústria e agrosserviços.

"Nós nos esforçamos para escutar as demandas dos nossos clientes e responder de forma ágil. Com a criação do IAGRO B3 e agora a listagem do primeiro ETF atrelado a ele, a B3 toma mais uma iniciativa para impulsionar o agronegócio, conectando o mercado e os investidores a produtos e serviços financeiros que protegem e financiam o crescimento de todo o setor", diz Gilson Finkelsztain, CEO da B3.

O agronegócio tem assumido uma merecida posição de destaque no debate econômico no Brasil, devido à sua capacidade de expansão de produtividade e de geração de oportunidades de emprego em várias regiões do país. Em 2021, o setor alcançou a participação de 27,4% do PIB brasileiro, a maior desde 2004, conforme dados do Cepea/CNA. Essas informações mostram a relevância do agronegócio, que vem chamando a atenção dos investidores.

Para Aroldo Medeiros, diretor-presidente da BB DTVM, o efeito transformador da revolução agrícola dos últimos 40 anos é certamente um dos fatos mais importantes da história econômica recente do Brasil. “A importância do setor se traduz em seus números e tem crescido ainda mais no cenário atual. Lançamos o BB ETF IAGRO-FFS B3 – o AGRI11, em parceria com a B3, para ser um importante instrumento de diversificação para todos os investidores e, de forma facilitada, ampliar o acesso ao setor”, comenta.