17/10/2023

BB Asset lança primeiro ETF referenciado no IDIVERSA B3


TC_ETF BB IDIVERSA.jpg

São Paulo, 17 de outubro de 2023 – Foi lançado hoje na B3 o primeiro ETF que replica o IDIVERSA B3, o único índice latino-americano a combinar critérios de gênero e raça. A carteira atual do índice é composta por 79 ativos, de 75 empresas em dez setores econômicos.

O DVER11, gerido pela BB Asset, já está disponível para negociação para todos os investidores, inclusive pessoas físicas, com aplicação inicial a partir de R$10.

IDIVERSA B3, 10º índice ESG da bolsa do Brasil, foi lançado em 15 de agosto de 2023 para identificar e acompanhar a performance das companhias listadas que se destacam em diversidade, além de promover maior representatividade de grupos sub-representados (gênero feminino, pessoas negras e indígenas) no mercado. 

"O novo ETF DVER11 é uma forma de oferecermos uma possibilidade real de investimento aos investidores que querem formar a carteira com empresas que se destacam pela diversidade", afirma Gilson Finkelsztain, CEO da B3, que complementa: "diversidade não é uma onda, ela é cada vez mais o negócio, cada vez mais a estratégia do negócio. Ao trabalharmos juntos por essa agenda, estamos ajudando as empresas a adotarem as melhores práticas".

Denísio Liberato, CEO da BB Asset, ressalta o ineditismo do BB ETF IDIVERSA e sua relevância para a indústria de investimentos no Brasil. "O DVER 11 representa mais uma solução de investimento do portfólio de produtos ASG da BB Asset, atrelado ao primeiro índice latino-americado que combina critérios de gênero e raça para a seleção das empresas que comporão a carteira. Esta é uma iniciativa que busca valorizar empresas que se destacam em diversidade em suas lideranças e, com isso, proporcionar um ciclo virtuoso de valorização econômica e redução de desigualdades".   

Esse é o 10º ETF ESG listado na bolsa do Brasil. 

O que são os ETFs?

Os Exchange Traded Funds (ETF) são fundos de investimento que tem sua performance atrelada a um índice de referência. Os índices, por sua vez,  são indicadores que auxiliam a acompanhar os movimentos da economia em diferentes setores, a partir de critérios de ponderação que podem levar em conta volume de negociação, segmento de empresas, práticas ESG e muito mais.

Ao adquirir um ETF, o investidor consegue capturar em seu portfólio o desempenho de todos os ativos que integram a carteira do fundo. Dessa forma, ele obtém uma exposição diversificada, por meio da compra de um único produto, que é negociado de forma similar às ações. Descubra o que você precisa saber para investir em ETFs.