29/02/2024

Governo de São Paulo realiza leilão na B3 para concessão do Trem Intercidades

Consócio C2 Mobilidade Sobre Trilhos venceu o leilão e terá a concessão por 30 anos


Leilao TIC.jpg

São Paulo, 29 de fevereiro de 2024 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Governo de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), para a concessão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte.

O leilão foi vencido pelo único proponente, o Consócio C2 Mobilidade sobre trilhos, representada pela corretora Guide Investimentos, que apresentou oferta de 0,01 de desconto percentual sobre a contraprestação pecuniária máxima.

A concessão, que tem prazo de 30 anos, prevê a ligação, por linha férrea, entre a capital paulista e o município de Campinas. O projeto ainda viabilizará a implantação do Trem Intermetropolitano (TIM) entre Campinas e Jundiaí e a concessão da Linha 7-Rubi da CPTM. O investimento previsto é de R$ 14,2 bilhões.

“Este projeto é emblemático porque é o primeiro, é inovador, é vanguarda. É o primeiro trem de média velocidade do Brasil e vem logo com três serviços: a Linha 7-Rubi, o Trem Intermetropolitano na região de Campinas e Jundiaí e o trem expresso de Campinas a São Paulo. Imagine como a vida das pessoas vai mudar. É um projeto muito relevante em termos de mobilidade e abre um ciclo de novos investimentos em infraestrutura ferroviária e transporte de passageiros”, afirmou Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

“Nós, da bolsa do Brasil, temos o orgulho de contribuir para projetos como esse, que viabilizarão investimentos em prol da eficiência, qualidade e sustentabilidade dos serviços de transporte prestados à população. Há mais de trinta anos a B3 atua na agenda de infraestrutura no país, por meio de um serviço que conecta bons projetos aos investidores”, disse Juca Andrade, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3. 

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.