06/05/2025

Nova carteira do ISE B3 conta com 82 empresas de 40 setores da economia

Válida até abril de 2026, nova carteira reflete avanço das empresas comprometidas com práticas sustentáveis


São Paulo, 6 de maio de 2025 - A B3, bolsa do Brasil, divulga a carteira definitiva do ISE B3, principal índice de sustentabilidade empresarial do Brasil. O índice tem como objetivo medir o desempenho das companhias listadas na bolsa do Brasil em relação a critérios ambientais, sociais e de governança (ASG).

A nova carteira, que irá vigorar até abril de 2026, conta com 82 empresas, pertencentes a 40 setores. A seleção registra a entrada das empresas 3 Tentos (TTEN), Equatorial (EQTL), Hidrovias (HBSA), OceanPact (OPCT), Odontoprev (ODPV), Portobello (PTBL), Quero-Quero (LJQQ), Sabesp (SBSP) e Wilson Sons (PORT), e a saída das empresas Dasa (DASA), Grendene (GRND) e Suzano (SUZB).

Desde sua criação, em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 tem incentivado a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança pelas companhias abertas, promovendo avanços sólidos em todas as dimensões analisadas.

“O ISE B3 tornou-se uma ferramenta estratégica que tem ajudado tanto as companhias a avaliarem e aprimorarem suas práticas relacionadas à agenda ASG, ao mesmo tem em que oferece aos investidores um parâmetro com dados confiáveis para decisões de investimento alinhadas ao critério ASG”, afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da B3.

Janaina Villela_ diretora de Comunicacao e Sustentabilidade da B3.jpg 

Janaina Villela, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da B3

 

Clique no link abaixo e faça o download da nova carteira do ISE B3

Carteira ISE - Maio 2025

 

O que é o ISE B3?

O ISE B3 é o principal índice de sustentabilidade do Brasil e busca identificar e reconhecer as empresas que adotam práticas sustentáveis responsáveis, promovendo a transparência e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade no mercado financeiro. Além de oferecer um meio de as empresas compararem e evoluírem suas práticas, o índice é utilizado como referência por investidores e instituições financeiras na tomada de decisões de investimento sustentáveis.

Para entrar na carteira do ISE B3, as empresas devem cumprir seis requisitos:

  • Ter score ISE B3 igual ou maior que a nota de corte geral aplicável a cada ciclo anual de seleção;
  • Pontuação maior ou igual a 0,01 ponto por tema do questionário ISE B3
  • Pontuação qualitativa mínima de 70 pontos percentuais;
  • Índice de risco reputacional (RepRisk Index - Peak RRI) igual ou inferior a 50 pontos;
  • Score CDP-Climate Change igual ou superior a "C";
  • Responder positivamente às perguntas do questionário classificadas como requisitos mínimos para o setor.

Para mais informações sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, acesse o site oficial do ISE B3.

 

Índices ASG na B3

Além do ISE, hoje a B3 conta com outros nove índices ESG em seu portfólio, sendo cinco deles com ETFs, os fundos de índices, atrelados às suas carteiras: ISE B3, com o ETF ISUS11, ICO2 B3, com o ETF ECOO11, IGCT B3, com o ETF GOVE11, Índice Brasil ESG (em parceria com a S&P), com o ETF ESGB11 e o IDIVERSA, com o ETF DVER11.