06/05/2025
Nova carteira do ISE B3 conta com 82 empresas de 40 setores da economia
São Paulo, 6 de maio de 2025 - A B3, bolsa do Brasil, divulga a carteira definitiva do ISE B3, principal índice de sustentabilidade empresarial do Brasil. O índice tem como objetivo medir o desempenho das companhias listadas na bolsa do Brasil em relação a critérios ambientais, sociais e de governança (ASG).
A nova carteira, que irá vigorar até abril de 2026, conta com 82 empresas, pertencentes a 40 setores. A seleção registra a entrada das empresas 3 Tentos (TTEN), Equatorial (EQTL), Hidrovias (HBSA), OceanPact (OPCT), Odontoprev (ODPV), Portobello (PTBL), Quero-Quero (LJQQ), Sabesp (SBSP) e Wilson Sons (PORT), e a saída das empresas Dasa (DASA), Grendene (GRND) e Suzano (SUZB).
Desde sua criação, em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 tem incentivado a adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança pelas companhias abertas, promovendo avanços sólidos em todas as dimensões analisadas.
“O ISE B3 tornou-se uma ferramenta estratégica que tem ajudado tanto as companhias a avaliarem e aprimorarem suas práticas relacionadas à agenda ASG, ao mesmo tem em que oferece aos investidores um parâmetro com dados confiáveis para decisões de investimento alinhadas ao critério ASG”, afirma Janaina Vilella, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da B3.
Janaina Villela, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da B3
Clique no link abaixo e faça o download da nova carteira do ISE B3
Carteira ISE - Maio 2025
O que é o ISE B3?
O ISE B3 é o principal índice de sustentabilidade do Brasil e busca identificar e reconhecer as empresas que adotam práticas sustentáveis responsáveis, promovendo a transparência e a conscientização sobre a importância da sustentabilidade no mercado financeiro. Além de oferecer um meio de as empresas compararem e evoluírem suas práticas, o índice é utilizado como referência por investidores e instituições financeiras na tomada de decisões de investimento sustentáveis.
Para entrar na carteira do ISE B3, as empresas devem cumprir seis requisitos:
- Ter score ISE B3 igual ou maior que a nota de corte geral aplicável a cada ciclo anual de seleção;
- Pontuação maior ou igual a 0,01 ponto por tema do questionário ISE B3
- Pontuação qualitativa mínima de 70 pontos percentuais;
- Índice de risco reputacional (RepRisk Index - Peak RRI) igual ou inferior a 50 pontos;
- Score CDP-Climate Change igual ou superior a "C";
- Responder positivamente às perguntas do questionário classificadas como requisitos mínimos para o setor.
Para mais informações sobre o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, acesse o site oficial do ISE B3.
Índices ASG na B3
Além do ISE, hoje a B3 conta com outros nove índices ESG em seu portfólio, sendo cinco deles com ETFs, os fundos de índices, atrelados às suas carteiras: ISE B3, com o ETF ISUS11, ICO2 B3, com o ETF ECOO11, IGCT B3, com o ETF GOVE11, Índice Brasil ESG (em parceria com a S&P), com o ETF ESGB11 e o IDIVERSA, com o ETF DVER11.