10/01/2022

Índices europeus EURO STOXX e DAX estão disponíveis na B3


A B3, bolsa do Brasil, e a Qontigo, provedora global de índices, iniciaram a negociação de contratos futuros referenciados nos índices europeus EURO STOXX 50 e o DAX. Esta é primeira vez que estes índices estão disponíveis para os investidores brasileiros.

 

Os contratos são negociados em euro, mas compensados em reais (BRL). Desta forma, os investidores registrados no Brasil podem acessar dois dos principais índices futuros por meio do mercado local e sem riscos cambiais.

 

“A B3 já tem um mercado bastante ativo para futuros de índices. Temos acompanhado a demanda crescente por produtos que permitem exposição ao mercado internacional e, a partir da listagem dos índices futuros, pretendemos ampliar as oportunidades para que os investidores diversifiquem os seus portfólios a partir dos principais índices europeus”, comenta Claudio Jacob, diretor de Desenvolvimento Mercados e de Clientes da B3.

 

Segundo Sean Smith, diretor Administrativo de Derivativos da Qontigo, a expansão dos principais índices deles para o Brasil é um passo importante para a Qontigo, pois permite atender uma demanda global crescente por derivativos baseados em nossos referenciais. “O Futuro de EURO STOXX 50 e o Futuro de DAX permitirão aos investidores brasileiros opinarem sobre o desenvolvimento da Europa e da Alemanha - a maior economia da Zona do Euro”, afirmou Smith.

 

O EURO STOXX 50 Index é o principal índice blue-chip – empresas de grande porte – europeu na Zona do Euro, oferecendo uma relevante representação dos líderes do supersetor na região. O índice engloba 50 ações de oito países da Zona do Euro: Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Irlanda, Itália e Países Baixos.

 

Já o DAX Index acompanha o desempenho das 40 maiores empresas listadas no mercado regulado da Frankfurt Stock Exchange que cumprem certos requisitos mínimos de qualidade e rentabilidade. A seleção é baseada na capitalização de mercado ajustada ao free float.

 

Os tamanhos dos contratos futuros terão o valor do índice EURO STOXX 50 multiplicado pelo valor em euros de cada ponto, sendo que cada ponto equivale a 10 euros e o valor do índice DAX multiplicado pelo valor em euros de cada ponto, que por sua vez equivale a 5 euros. A data de vencimento será na terceira sexta-feira de março, junho, setembro e dezembro.