27/08/2025
Inteligência Artificial vai otimizar análise de autorizações de planos de saúde em até 40%, diz Neurotech
São Paulo, 27 de agosto de 2025 – A Neurotech, uma marca B3, anuncia o lançamento da solução "Inteligência em Autorizações" que utiliza inteligência artificial generativa para otimizar a análise de pedidos de autorizações prévias de procedimentos entre prestadores e operadoras de planos de saúde. A tecnologia tem potencial para reduzir em até 40% a necessidade de análises manuais e já está em operação.
Desenvolvida para aumentar a eficiência operacional das operadoras de saúde, a solução otimiza o fluxo de autorizações prévias, desde a avaliação documental até o envio de pareceres técnicos.
Seguindo exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e protocolos internos das operadoras, o sistema apoia operadoras de Saúde na emissão de pareceres, com justificativas personalizadas, analisando as particularidades caso a caso.
O projeto está em conformidade com a Resolução Normativa 623 da ANS, que estabelece critérios para assegurar transparência, agilidade e uma comunicação efetiva no retorno de questionamento dos beneficiários de planos de saúde suplementar, sobre procedimentos médicos. Entre os diferenciais do produto estão a detecção de inconsistências técnicas e administrativas e atualizações contínuas diante de Diretrizes e Protocolos médicos e atualizações da ANS.
"Estamos comprometidos em oferecer ferramentas tecnológicas que façam real diferença para nossos clientes. A capacidade de fornecer análises detalhadas e hiper personalizadas, quase que em tempo real, é um divisor de águas para o setor de saúde suplementar, assim conseguimos balancear o acesso justo a procedimentos para os beneficiários ao mesmo tempo que mitigamos que as operadoras sofram abusos”, diz Thiago Kovtunin, head de Produtos na Neurotech.
Destinado a operadoras de saúde, o produto oferece benefícios como maior eficiência operacional, redução de custos com retrabalho, apoio à auditoria técnica, agilidade na tomada de decisão e resposta ao beneficiário. Além disso, a solução libera as equipes para se concentrarem em casos mais complexos.
"A implementação da 'Inteligência em Autorizações' representa um avanço significativo na forma como as operadoras de saúde podem gerenciar solicitações de autorizações. Nossa solução não apenas otimiza o processo, mas também contribui para a segurança dos beneficiários ao evitar procedimentos sem justificativa médica," afirma Erika Fuga, head médica de saúde na Neurotech.
Com o lançamento, a Neurotech reforça seu papel como parceiro estratégico das operadoras, buscando otimizar processos de autorizações e garantir segurança aos beneficiários, combinando conhecimento especializado no setor de saúde suplementar e tecnologia de ponta.