04/01/2022

Raio-x das 46 empresas que compõem a carteira ISE B3 2022


 

São Paulo, 4 de janeiro de 2022 - A 17ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), válida para o ano de 2022, com rebalanceamentos quadrimestrais, reúne 46 ações, de 46 companhias, de 27 setores.

Abaixo, um resumo das informações consolidadas extraídas das respostas que as companhias deram a alguns dos itens do questionário:

Promoção da diversidade

  • 99% das empresas indicaram que oferecem a seus funcionários mecanismos formais, independentes e de fácil acesso para denúncias relacionadas a casos de assédio moral, sexual, racismo, homofobia, transfobia e outras formas de preconceito contra grupos minorizados, incluindo funcionários próprios e terceirizados. Nesse sentido, 100% das empresas indicaram fazer o gerenciamento adequado dessas denúncias.
  • 93% das empresas indicaram possuir uma área, instância ou pessoa responsável por garantir a implementação de ações de promoção e valorização da diversidade. 48% das empresas indicaram que priorizam esse tema na agenda dos seus conselhos de administração.
  • Com relação à pauta de diversidade nos conselhos de administração:

- 78% das empresas possuem pelo menos uma mulher como membro titular em seus conselhos.

-11% das empresas possuem pelo menos um negro como membro titular em seus conselhos.

-4% das empresas possuem pelo menos um representante LGBTQIA+ como membro titular em seus conselhos.

 

Direitos humanos e comunidade local

  • 100% das empresas indicaram que realizam ações relacionadas à erradicação do trabalho forçado ou compulsório.
  • 99% das empresas indicaram que realizam ações relacionadas à erradicação do trabalho infantil.
  • 99% das empresas indicaram que dispõem de política corporativa que inclua o tema relacionamento com a comunidade local.

 

Mudança do clima e gestão ambiental

  • 96% das empresas indicaram como um de seus compromissos com o desenvolvimento sustentável o combate à mudança do clima e seus impactos.
  • 93% das empresas indicaram que possuem ações ou programas estruturados de eficiência energética.
  • 100% das empresas indicaram que possuem política corporativa relacionada às suas gestões ambientais.
  • 78% das empresas indicaram que há atribuições relacionadas à gestão ambiental na descrição dos cargos de seus executivos de C-level.
  • 64% das empresas indicaram que realizam avaliação periódica e sistemática de seus aspectos e impactos ambientais em 100% de suas unidades (produção e escritórios).
  • 27% das empresas indicaram que possuem certificação ambiental em 100% de suas unidades produtivas.
  • 100% das empresas indicaram que possuem uma política de saúde e segurança no trabalho (SST).

 

Combate à corrupção

  • 100% das empresas indicaram como um de seus compromissos com o desenvolvimento sustentável o combate a todas as formas de corrupção.
  • 97% de todas as empresas participantes indicaram o combate à corrupção como um dos temas que são objeto de suas ações de capacitação, pelo menos para os níveis de coordenação, gerência e diretoria.
  • 100% das empresas participantes indicaram que dispõem de uma política formal em relação ao combate a todas as formas de corrupção. Nesse sentido, 99% das empresas indicaram que possuem o cumprimento dessa política com monitoramento e fiscalização por sua alta administração (diretoria executiva, conselho de administração, comitê de auditoria e/ou comitê de conduta), conforme cabível a cada uma dessas instâncias. Além disso, 99% das empresas indicaram que suas políticas explicitam medidas de prevenção, detecção e resposta a casos de envolvimento ativo ou passivo em situações que caracterizam alguma forma de corrupção interna e na cadeia de valor.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

  • 94% das empresas indicaram que priorizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mais relevantes para os seus negócios em função de uma análise de materialidade, capturando onde estão os impactos positivos e negativos (externalidades) mais relevantes de seus negócios. Além disso, 93% indicaram que analisam as implicações e impactos de suas atividades e práticas empresariais em relação ao conjunto dos ODS.

Com relação ao percentual de empresas que realizam análise e implementação dos ODS que se aplicam a seus negócios: :

 

 

ODS 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares  30%
ODS 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e agricultura sustentável  15%
ODS 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades  43%
ODS 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos 48%
ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas 67%
ODS 6: Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos  40%
ODS 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos  68%
ODS 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos  73%
ODS 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação  69%
ODS 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles  37%
ODS 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis  48%
ODS 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis  68%
ODS 13: Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos 78%
ODS 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável  6%
ODS 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação do solo e deter a perda de biodiversidade  49%
ODS 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis  57%
ODS 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável 38%

 

Transparência

 

  • 98% das empresas indicaram que seus relatórios de sustentabilidade publicados no último ano foram elaborados seguindo o padrão GRI ou outros padrões internacionalmente aceitos. Assim como, 75% seguem as diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC) para a produção de relatos baseados na integração entre informações econômicas, sociais, ambientais e de governança.

 

  • 89% das empresas indicaram que seus relatórios de sustentabilidade publicados no último ano incluem parecer de auditor externo e independente sobre a verificação de todo seu conteúdo (e não apenas das Demonstrações Contábeis, Financeiras, Balanço Patrimonial etc.).
 
  • 91% das empresas indicaram que seus relatórios de sustentabilidade publicados no último ano relatam as externalidades, inclusive negativas, geradas para a sociedade e ao meio ambiente, decorrentes do uso do seu produto, serviço ou atividade (considerando-se o princípio da materialidade) ou apresenta uma avaliação de impacto corporativo realizada conforme padrões internacionalmente aceitos.
 

Gestão ESG

  • 95% de todas as empresas participantes indicaram que dispõem de área ou profissional, próprio ou terceirizado, responsável pelas funções de auditoria interna, com reporte ao conselho de administração ou ao comitê de auditoria.
  • 99% de todas as empresas participantes  indicaram que sua área ou profissional responsável pelas funções de auditoria interna também atua e monitora questões que não sejam financeiras.
  • 100% das empresas participantes indicaram que suas atuações com base em princípios e valores éticos estão expressamente mencionadas como uma prioridade de gestão em suas estratégias e modelos de negócio.
  • 33% das empresas indicaram que integram formalmente seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em seus estatutos ou contratos sociais.
  • 96% das empresas indicaram que fazem o alinhamento do propósito de seus negócios em relação às tendências de sustentabilidade, definindo-os de forma que contribuam para o bem da sociedade.
  • 96% das empresas indicaram que seus produtos e/ou serviços contribuem para a solução de problemas sociais e/ou ambientais dos seus clientes, consumidores e/ou da sociedade.
  • 75% das empresas indicaram que a instância mais alta de reporte de suas estruturas formais de governança para a sustentabilidade são os conselhos de administração ou comitês ou subgrupos de integrantes dos conselhos.
  • 89% das empresas indicaram que realizam o acompanhamento de seus indicadores de sustentabilidade com a mesma frequência de suas informações financeiras.
 
  • 95% das empresas indicaram que incorporam aspectos de sustentabilidade nas metas de desempenho de seus funcionários.
  • 99% das empresas indicaram que realizam análise de materialidade no contexto das práticas ESG.
  • 100% das empresas indicaram que possuem uma política para a gestão de riscos que considere aspectos de curto, médio e longo prazo acompanhados pelo conselho de administração.
  • 79% das empresas indicaram que possuem uma metodologia implementada para a quantificação e valoração dos riscos sociais e ambientais.
 98% das empresas indicaram que participam de fóruns e/ou grupos que promovam o diálogo, o compartilhamento de boas práticas para a gestão da sustentabilidade e a proposição de políticas públicas.