15/12/2022

Comares (CE) realiza leilão de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos na B3

Consórcio Aegea - Engep Ambiental foi a vencedora e será a concessionária pelo prazo de 30 anos


Leilao COMARES RSU Cariri _cauediniz B315Dez22.jpg

Crédito: Cauê Diniz

São Paulo, 15 de dezembro de 2022 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Comares, consórcio intermunicipal de gestão de resíduos sólidos do Cariri, no Ceará, para a concessão dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos dos municípios que compõem o consórcio.

A proposta vencedora do leilão foi apresentada pelo consórcio Aegea - Engep Ambiental, representado pela corretora Necton Investimentos, com multiplicador K de 0,8488, que representa um deságio de 15,12%. Multiplicador K representa os valores a serem aplicados sobre a estrutura tarifária prevista no leilão. O prazo de concessão é de 30 anos e beneficiará mais de 350 mil pessoas, com valor aproximado de mais R$ 810 milhões em investimento.

O projeto, que foi estruturado pela CAIXA, com recursos do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e Parceria Público-Privada - PPP (FEP CAIXA), prevê a implantação, operação e manutenção da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), das Estações de Transferência de Resíduos (ETRs), de nove galpões de triagem manual de materiais recicláveis e de outras nove unidades de tratamento de resíduos orgânicos nas Centrais Municipais de Resíduos (CMR). Os municípios que fazem parte do consórcio são: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri, todos do Ceará.

“É um momento importantíssimo para a Região Metropolitana da Cariri. Nos últimos dois anos, nós conseguimos formatar e resgatar o consórcio. A partir daí, começamos a fazer um trabalho árduo de várias mãos, com a CAIXA, com os ministérios e secretarias. O resultado de hoje é fruto de todo esse trabalho e representa um grande passo para a região do Cariri”, disse Zé Ailton, presidente do Comares e prefeito de Crato (CE).

“Nós, da B3, temos muito orgulho em contribuir para o encontro de grandes investidores com bons projetos, prestando um serviço que garante transparência e segurança ao processo. Agradecemos a parceria do Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri e da Caixa em mais esta realização”, disse Guilherme Peixoto, superintendente de Processos Licitatórios da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.