06/10/2023

Governo do Rio Grande do Sul realiza leilão na B3 para concessão do Complexo Prisional de Erechim

A empresa Soluções Serviços Terceirizados foi a vencedora e será responsável pelo complexo pelo prazo de 30 anos


Leilao BNDES Erechim RS  _patricia_alves

Crédito: Patricia Alves

São Paulo, 6 de outubro de 2023 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo governo do Rio Grande do Sul para a concessão de serviços de apoio à operação, construção, equipagem e manutenção do Complexo Prisional de Erechim (RS). 
 
O leilão teve como critério de julgamento o menor valor de vaga dia disponibilizada e ocupada em unidade prisional (VVGDIA) e foi vencido pela Soluções Serviços Terceirizados, representada pela corretora Ativa Investimentos, que ofereceu 0,004292% de deságio. O modelo de gestão é o de Parceria Público-Privada (PPP), com contrato de 30 anos. Este foi o primeiro projeto de concessão para um complexo prisional realizado na B3.
 
O projeto, elaborado pela Secretaria de Parcerias e Concessões do RS, contou com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e prevê a construção de duas unidades e a abertura de 1.200 vagas. O novo complexo oferecerá oportunidade de trabalho e educação para os detentos e terá o uso de tecnologia na gestão prisional. A estimativa de investimento para a construção é de R$ 150 milhões. 
 
"Quando desenhamos qualquer tipo de Parceria Público-Privada, buscamos oferecer melhores serviços para as pessoas. No caso do novo presídio de Erechim acontece da mesma forma. Queremos investir na ressocialização e diminuir o déficit no sistema prisional, pois essas medidas são boas para toda a sociedade”, afirma Pedro Capeluppi, secretário de Parcerias e Concessões do Governo do Rio Grande do Sul.
 
“Nós, da bolsa do Brasil, temos muito orgulho de participar do desenvolvimento da infraestrutura do nosso país, viabilizando o encontro entre projetos elevantes e investidores interessados. Agradecemos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e ao BNDES pela parceria e confiança nesta realização”, disse Guilherme Peixoto, superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações da B3.
 
Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.