27/11/2025

Ministério de Portos e Aeroportos realiza leilão na B3 para concessão de 13 aeroportos regionais do Brasil

A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A e a Fraport Brasil S.A foram as vencedoras e serão responsáveis pelas concessões do Programa AmpliAr


62be933533bbfd777a8242013b1e188c.jpeg

 

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, bate o martelo para celebrar o resultado do leilão

São Paulo, 27 de novembro de 2025 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), para a concessão de 13 aeroportos regionais do Brasil, conhecido como Programa AmpliAR. Com essa sessão pública, a B3 registra o marco inédito com 65 leilões realizados antes do fim do ano. 

A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A será responsável pelos aeroportos de Horácio de Matos (BA), Paulo Afonso (BA), Barreirinhas (MA), Porto Alegre do Norte (MT), Araripina (PE), Garanhuns (PE), Santa Magalhães (PE), Serra da Capivara/São Raimundo Nonato (PI), Canoa Quebrada (CE), Cacoal (RO), Vilhena (RO) e Araguaína (TO). A empresa venceu após ser a única interessada nas bases aéreas.

Além disso, Fraport Brasil S.A – Aeroporto de Fortaleza fica responsável pelo aeroporto de Comandante Ariston Pessoa em Jericoacoara (CE) após apresentar 100% de deságio sobre os parâmetros anuais calculados (Receita, CAPEX e OPEX), conforme metodologia do Plano Aeroviário Nacional (PAN). 

No total, serão investidos mais de R$ 700  milhões nas 13 concessões, que preveem a ampliação, manutenção e exploração das bases aéreas. 

“O AmpliAR é uma solução inovadora para incluir aeroportos regionais estratégicos no modelo de concessão que transformou nossa infraestrutura aeroportuária. Quando um aeroporto melhora, tudo em volta cresce junto. Movimenta a economia local, estimula novos negócios e o turismo e aproxima localidades distantes, ampliando o acesso da população a serviços de saúde, de educação e ao próprio transporte aéreo. O AmpliAR abre oportunidades”, comenta Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.

“Aqui na bolsa do Brasil, temos o orgulho de contribuir para a agenda de infraestrutura no país, por meio de um serviço que conecta bons projetos ao mercado. Por isso, agradecemos mais uma vez a confiança e parceria do Ministério de Portos e Aeroportos”, disse Mônica Salles Lanna, gerente de Licitações da B3.

Clique aqui

e assista ao vídeo do leilão.