04/12/2020

Bahia Geração de Energia oferta proposta de R$ 2,5 bilhões e vence leilão pelo controle da CEB Distribuição na B3

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha: “temos convicção de que a atividade de distribuição de energia será melhor prestada sob a gestão da iniciativa privada”


CEB Distribuicao na B3.jpg

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha: “temos convicção de que a atividade de distribuição de energia será melhor prestada sob a gestão da iniciativa privada  

São Paulo, 4 de dezembro de 2020 – A empresa Bahia Geração de Energia, do Grupo Neoenergia, representada pela corretora Citigroup, venceu o leilão de privatização da CEB Distribuição. Com uma proposta de R$ 2.515.000.000,00 por 100% das ações, o que representa ágio de 76,63% sobre o valor mínimo, a Companhia Energética de Brasília, a CEB Holding, concluiu a venda da sua participação acionária no capital social da empresa, em sessão pública realizada na B3, com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A privatização possibilitará incremento de investimentos em expansão e em melhorias na qualidade da prestação de serviço.
Em sua fala após o leilão, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, frisou que o estado tem se concentrar em atividades prioritárias para a população. “o projeto de privatização da CEB Distribuição nasceu da impossibilidade de se recuperar a companhia sem investimentos vultosos, e o entendimento de que o estado não deve participar de certas atividades, e sim focar naquilo que é a necessidade da população: saúde, educação, transporte, infraestrutura. Temos convicção de que a atividade de distribuição de energia será melhor prestada sob a gestão da iniciativa privada”, finalizou.

O presidente da CEB, Edison Garcia, cumprimentou as empresas concorrentes do certame e exaltou o trabalho realizado.  “Realizamos em prazo recorde um processo histórico, difícil, e terminamos essa etapa com o maior ágio, e maior número nominal. Esse processo de privatização está extremamente fundamentado, testado em várias áreas e poderes, e bem estruturado tecnicamente. Temos confiança que a população do Distrito Federal será a grande beneficiada, como uma prestação de serviços mais eficiente, com o necessário aporte de investimentos e modernização da Distribuição de Energia.”

“Sendo a fábrica de projetos do Estado brasileiro, o BNDES estruturou a privatização da CEB em prazo recorde, de menos de um ano. Isso vai melhorar os serviços oferecidos ao cidadão e ajudar a situação fiscal do Distrito Federal”, garantiu o presidente do BNDES, Gustavo Montezano.

“Como sabemos, o serviço de energia elétrica é essencial para a qualidade de vida, produtividade, segurança e para o desenvolvimento econômico-social. É motivo de orgulho para a B3 realizar mais um leilão nesse ano que tanto ajuda a modernização das nossas cidades”, destacou Daniel Sonder, vice-presidente Financeiro, Corporativo e de Relações com Investidores da B3.

A CEB-D atende cerca de 1 milhão de consumidores no Distrito Federal, com mais de 9,7 mil quilômetros em redes de distribuição.

Por conta da pandemia do Covid-19, o formato do certame foi adaptado para garantir a proteção da integridade de todos, obedecendo à regulamentação estadual e municipal vigentes em São Paulo e as recomendações do Ministério da Saúde.

B3. Com o mercado, para o futuro.