14/10/2021

Governo de Goiás realiza leilão de alienação da CELG T na B3

Proposta vencedora foi de R$ 1.9 bilhão, com ágio de 80%


Governador Ronaldo Caiado.bate martelo no púlpito da B3 comemorando resultado do leilão

 

São Paulo, 14 de outubro de 2021 – Foi realizado hoje, na B3 o leilão promovido pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Companhia CELG de Participações (CELGPAR), para a alienação de 100% das ações ordinárias de emissão de sua subsidiária de transmissão de energia elétrica CELG Transmissão S.A (CELG T), sediada na cidade de Goiânia, em Goiás.

A oferta vencedora de R$ 1.977.000.000,00 foi feita pela Pequena Central Hidrelétrica (EDP), representada pela corretora Genial Institucional, o que representou ágio de 80,10% sobre o valor mínimo proposto no edital. O leilão realizado por meio de lote único teve como critério de julgamento a seleção da proposta de maior valor.

“O resultado que alcançamos hoje, com 80,10% de ágio, é também um atestado do que estamos fazendo na gestão do nosso governo. É uma honra voltar ao nosso estado e dizer ao nosso povo que nós fizemos a tarefa de casa”, declarou o Governador de Goiás, Ronaldo Caiado, antes da batida do martelo.

As três linhas de transmissão da CELG T, que somam mais de 755 quilômetros de extensão, possuem contrato de concessão cujos prazos variam entre 22 e 25 anos. A transferência do controle acionário da empresa foi precedida da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e da anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

“Parabenizo o grupo EDP, que fez uma aquisição certamente vantajosa, e seguramente rentabilizará a carteira de investimentos da companhia. A empresa passou por uma rigorosa gestão nesses últimos anos, a partir de 2019, tendo duas estratégias principais, a redução de seus custos e a maximização de seu lucro e sua receita. É uma companhia vocacionada aos bons resultados e ao sucesso. O que ela tem de mais importante, fora o norte de sua administração, é o seu corpo de trabalho”, disse José Fernando Navarrete Pena, presidente da CELGPAR e da CELG T, em seu discurso.

“Ficamos felizes em conseguir reunir, em um ambiente qualificado, investidores do setor privado e bons projetos públicos, como este que a CELGPAR consolida no dia de hoje. Nos 30 anos em que apoiamos o setor público na realização de leilões e licitações, nosso principal compromisso sempre foi seguir fortalecendo o ambiente de negócios, com isenção e transparência. Cada passo que damos rumo ao desenvolvimento do país é motivo de orgulho para todos nós, e estamos honrados em poder participar e ajudar a desenvolver ainda mais essa agenda no Estado de Goiás”, disse Daniel Sonder, CFO da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão