22/10/2021

Governo do Rio Grande do Sul realiza leilão de alienação de ações da SULGÁS na B3

Proposta vencedora totalizou R$ 927,79 milhões


 

Vestindo terno, governador ergue martelo em frente ao púlpito da B3 prestes para celebrar resultado do leilão.

 

São Paulo, 22 de outubro de 2021 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria  do  Meio  Ambiente  e  Infraestrutura (SEMA/RS), para a alienação do controle da Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul – SULGÁS, empresa que possui concessão para  exploração  dos serviços  locais  de  gás  canalizado  no  Estado  do  Rio  Grande  do  Sul.

Foi leiloado lote único de 10.996.948 de ações de emissão da Sulgás e de propriedade do Estado, representando 51% do capital social da companhia, sendo os 49% restantes pertencentes à Petrobras Gás S/A (Gaspetro). A oferta única vencedora de R$ 927.799.896,55 foi feita pela Compass Um Participações, representada pela corretora Itaú, pelo valor mínimo proposto no edital.

A alienação das ações foi aprovada pelo Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado do Rio Grande Sul e autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A SULGÁS iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil, e desde sua criação, em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Atualmente, a empresa distribui, em média, 2,27 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente a mais de 68 mil clientes, dispondo de uma rede de distribuição de gás com 1.355 km de extensão.

“Obrigado à Compass pela confiança no Estado do Rio Grande do Sul. A oferta de vocês mostra que estamos no caminho certo e dá provas de que o ambiente de negócios do RS é atrativo à iniciativa privada e merece a confiança da empresa. Estou muito feliz de estar aqui na B3 mais uma vez, por avançar na agenda de privatizações e modernização do Estado, o que nos enche de confiança no futuro do nosso Rio Grande”, disse Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul. “Estamos aqui pela quinta vez sem chegar na metade das vezes em que estaremos aqui para podermos modernizar o Rio Grande do Sul. Um Estado que vinha de uma situação que não conseguia pagar o salário dos servidores e arcar com pagamentos básicos a hospitais e municípios, hoje cumpre com todos os compromissos em dia, paga dívidas deixadas por outros governos, abre espaço para investimentos, reduz impostos e faz programas de privatizações com responsabilidade. Porque o interesse da sociedade não é pela empresa necessariamente, mas pelo serviço prestado”, destacou o governador.

"A expansão a caminho, além de beneficiar o mercado específico do gás, movimentará ainda mais a economia gaúcha. Empregos serão gerados e mais recursos, oriundos dos impostos decorrentes da atividade, se transformarão em obras e serviços. Não se trata de ter um estado máximo ou mínimo, mas do tamanho necessário. Enfim, do tamanho que melhor atenda a população", disse Luiz Henrique Viana, secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura.

“Este é um momento importante na vida da Sulgás. O advento do Novo Mercado de Gás e as limitações hoje existentes na infraestrutura de transporte que levam gás natural para o Estado do Rio Grande do Sul trazem novos desafios. Eu acredito que a parceria que se inicia hoje com a Compass Um Participações, trazendo todo seu legado de empresa empreendedora e líder no setor de gás, nos deixará mais fortes e ágeis para enfrentar estes desafios e para que a Sulgás continue sendo o que sempre foi, um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio Grande do Sul, expandindo o mercado de gás natural de forma segura e sustentável”, disse Carlos Camargo de Colón, Presidente da Sulgás.

“Nós, da B3, temos enorme satisfação em reunir em um ambiente qualificado investidores do setor privado e bons ativos. Nos 30 anos que apoiamos o setor público na realização de leilões e licitações, nosso principal compromisso sempre foi fortalecer o ecossistema de negócios, com isenção e transparência. O leilão de hoje, a propósito, é o terceiro leilão que o Estado do Rio Grande do Sul realiza na B3 este ano, o que evidencia o comprometimento do atual Governo com a agenda de modernização do estado. Gostaríamos de agradecer, mais uma vez, ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Sulgás pela confiança e por escolherem a B3 como parceira para a realização deste leilão”, disse Daniel Sonder, vice-presidente financeiro da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.