05/09/2025

Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo realizam leilão na B3 para concessão do Túnel Santos-Guarujá

Mota-Engil Latam Portugal foi a vencedora e será responsável pela construção, operação e manutenção do primeiro túnel imerso do Brasil


 

Leilao porto santos guaruja.jpg

 

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil; Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; e Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, batem o martelo para celebrar o resultado do Leilão

Foto: Cauê/Diniz

 

São Paulo, 5 de setembro de 2025 – Foi realizado hoje, na B3, o leilão promovido pelo Governo Federal e Governo do Estado de São Paulo para a concessão do Túnel Imerso que ligará os municípios de Santos e Guarujá. 

A Mota-Engil Latam Portugal foi a vencedora, ao apresentar 0,5% de desconto sobre o valor da contraprestação pública máxima. 

Com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros sob o leito do canal –, o túnel é o primeiro do tipo no Brasil. A Mota-Engil será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres. 

O projeto tem investimento total de R$ 6,8 bilhões e prevê 30 anos de concessão. Além de reduzir o tempo de deslocamento, a concessão vai impulsionar o turismo, fortalecer a economia local e contribuir para a redução de emissões, ao incentivar meios coletivos e sustentáveis de transporte.

“Só estamos aqui porque o porto não foi privatizado, porque estava no programa de privatização. E o que está viabilizando é a autoridade portuária, por parceria público-privada, de PPP, para construir e operar, por 30 anos. Um túnel que vai passar pedestre, bicicleta, moto, carro, ônibus, caminhão, VLT, que nós fizemos, vai chegar no Guarujá. Então, estratégico”, avaliou Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil. 

"Com as concessões de infraestrutura, o Brasil está vivendo o melhor período de sua história. O leilão de hoje do Túnel Santos-Guarujá demonstra o interesse que as principais empresas estrangeiras têm nas obras de infraestrutura do país. Ao lado da Antaq e do governo de São Paulo, vamos acompanhar de perto a construção da maior obra do Novo PAC, empreendimento esse que vai melhorar para sempre a vida dos moradores de São Paulo", afirmou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos. 

"Daqui alguns anos, vamos inaugurar esse que é o primeiro túnel submerso do país, vencendo desafios técnicos, construindo relações e transformando a Baixada Santista definitivamente. Acreditamos no potencial da região e é uma alegria fazer parte deste momento", disse Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. 

“O leilão do Túnel Santos–Guarujá é um marco histórico para São Paulo e para o Brasil. É uma obra aguardada há décadas que agora se torna realidade a partir de um processo técnico, transparente e inovador. Estamos trazendo uma solução de engenharia moderna, com segurança jurídica e sustentabilidade, que vai encurtar distâncias, gerar empregos e transformar a mobilidade da Baixada Santista”, destacou o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.

“Aqui na bolsa do Brasil, temos o orgulho de contribuir para a agenda de infraestrutura no país, por meio de um serviço que conecta bons projetos ao mercado. Por isso, agradecemos mais uma vez a confiança e parceria do Governo Federal e do Governo do Estado de São Paulo”, falou Silvia Bugelli, diretora jurídica da B3.

Clique aqui e assista ao vídeo do leilão.

Fotos para a imprensa: Mídia kit