19/05/2025
Governo do estado de Goiás realiza leilão na B3 para o programa Goiás de Fibra

Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo do Estado de Goiás, bate o martelo para celebrar o resultado do leilão - Foto: Cauê Diniz/B3
São Paulo, 19 de maio de 2025 – Foi realizada hoje, na B3, a sessão pública da concorrência do Governo do Estado de Goiás que objetivou o programa Goiás de Fibra, que contempla a construção e operação de rede de telecomunicações de fibra óptica no estado.
O programa irá conectar, com a rede de fibra óptica, os 125 municípios das regiões norte e nordeste do estado, além da região metropolitana de Goiânia e entorno do Distrito Federal. E a expectativa é de que sejam instalados, nesta primeira etapa, pelo menos 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos do Estado. Os investimentos são de R$ 500 milhões ao longo de 5 anos.
O Consórcio Sonda Goiás de Fibra, composto pelas empresas Telsing Comércio de Equipamentos de Informática Ltda, Sonda Procwork Informática Ltda, Sonda do Brasil Ltda e Ativas Data Center Ltda foi o vencedor ao apresentar proposta de valor global de R$ 494.312.562,22. E será responsável pelo fornecimento de rede de telecomunicações e prestação dos serviços de transporte de dados, voz e Wi-Fi, por meio da construção, implantação, operação e manutenção de rede de alta capacidade e Wi-Fi, segurança, treinamentos, serviços de voz para o Estado de Goiás, na modalidade Fornecimento e Prestação de Serviço Associado.
“Esse projeto, em 2022, esteve presente no plano de reeleição do governador Ronaldo Caiado. E agora estamos aqui indo na direção de cumprimento de mais uma promessa que foi feita no plano de governo que seria entregue nessa gestão. Com esse projeto Goiás de Fibra, nós estamos entregando para a população do estado de Goiás mais um pilar de desenvolvimento que se soma a todos os esforços que vem sendo feito. (...) Com Goiás de Fibra, nós estamos atendendo mais uma necessidade, que é a de tirar do isolamento digital a população da região norte e nordeste do estado de Goiás. Muito mais do que um projeto de tecnologia, esse é um projeto também social, um projeto de redução de desigualdades, um projeto de estímulo ao desenvolvimento dessas regiões”, disse, em discurso, Adriano da Rocha Lima, secretário-geral de Governo do Estado de Goiás.
“Nós, da B3, temos muito orgulho em contribuir para o encontro de bons projetos públicos com investidores privados. Agradecemos a confiança e parceria do Governo do Estado de Goiás para a realização deste projeto. Contem sempre conosco no esforço de promover a melhoria da infraestrutura e dos serviços públicos para o desenvolvimento do nosso país”, disse Rogério Santana, diretor de Relacionamento com Clientes e Governança em Licitações da B3.