19/12/2025

Governo de Santa Catarina realiza leilão na B3 para concessão administrativa do Complexo Prisional de Blumenau

O Consórcio Sistema Integrado Prisional é o vencedor e será responsável pelos serviços de apoio à operação do complexo


 

leilao_19_12.png

 

São Paulo, 19 de dezembro de 2025 - A B3 sediou hoje o leilão promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina para a concessão administrativa do Complexo Prisional de Blumenau (SC).

O Consórcio Sistema Integrado Prisional foi o vencedor do certame e assumirá, no âmbito de uma Parceria Público-Privada (PPP), a responsabilidade pela execução dos serviços de apoio à operação do complexo prisional. O contrato terá prazo de 30 anos, contados a partir da data de sua eficácia, e prevê investimentos em infraestrutura, com aporte estimado em aproximadamente R$ 7 bilhões ao longo de toda a vigência contratual.

O critério de julgamento adotado foi o menor valor da contraprestação a ser pago pelo poder concedente à concessionária, assegurando a seleção da proposta mais vantajosa para a administração pública.

“Estamos fazendo o que já devia ter sido feito há muitos anos. Encaramos o problema de frente e estamos investindo para resolver, com planejamento, coragem e responsabilidade, o problema da falta de vagas no sistema prisional. Essa nova PPP, do Complexo Prisional de Blumenau, é a terceira firmada pelo Governo do Estado desde 2023 e é também a terceira da história do Estado. Uma iniciativa que concretiza essa nossa visão: o setor público precisa atuar sempre em conjunto com a iniciativa privada”, destacou o governador Jorginho Mello.

“Aqui na Bolsa do Brasil temos orgulho em contribuir para projetos que fortalecem a infraestrutura regional, conectando investimentos sólidos a oportunidades estratégicas. Este leilão representa um passo importante para o aprimoramento do sistema prisional de Blumenau”, afirma Guilherme Peixoto, superintendente de Relacionamento e Governança em Licitações da B3.