18/12/2025

Financiamento de veículos cresce 3% em novembro e registra melhor desempenho para o período em 14 anos

Mercado de financiamento mantém alta, com destaque para veículos usados e estabilidade no segmento de novos


São Paulo, 18 de dezembro de 2025 – O financiamento de veículos registrou avanço em novembro, com 623 mil unidades financiadas, segundo levantamento da B3, a bolsa do Brasil. O volume representa crescimento de 3% em relação ao mesmo mês de 2024 e marca o melhor resultado para novembro desde 2011, consolidando o desempenho mais forte dos últimos 14 anos.

No acumulado do ano de 2025, até o mês de novembro, as vendas de veículos financiadas somaram 6,6 milhões unidades, entre novas e usadas – incluindo motos, autos leves e pesados. Esse número apresentou um crescimento de 1,2% em relação ao ano de 2024, isto equivale a 76 mil unidades financiadas a mais.

Os veículos usados seguem liderando o mercado, com 401 mil unidades financiadas em novembro, enquanto os modelos novos responderam por 207 mil unidades.

“O volume de financiamentos de veículos acumulado até novembro é recorde desde 2011, reforçando a resiliência do setor e a importância do crédito como impulsionador da economia. A B3 atua como um elo seguro e transparente entre instituições financeiras e consumidores, oferecendo soluções que garantem agilidade, confiança e governança para todo o mercado”, comenta Daniel Takatohi, Superintendente de Produtos da B3.

Em novembro, o financiamento de motos teve crescimento de 16% em relação ao mesmo período de 2024, enquanto o de automóveis comerciais e leves apresentou queda de 0,5%. 

A região Sudeste tem a maior representatividade entre os veículos financiados de janeiro a novembro de 2025, com 42% do total. Na sequência estão as regiões Sul, com 20,1%, Nordeste, 19,5%, Centro-Oeste, 10,6%, e Norte, com 7,9%.

A série histórica apresentada pela B3, a bolsa do Brasil, ocorre por meio das informações presentes no Sistema Nacional de Gravames (SNG). A plataforma é a maior base de dados privada do país que gerencia as restrições financeiras incluídas sobre os veículos automotores dados como garantia em operações de crédito em todo o território nacional.

Para visualizar a apresentação com as informações completas sobre financiamentos de veículos em novembro de 2025, clique aqui

Tabela Auto B3 revela evolução dos preços de transação do mercado automobilístico

O monitoramento mensal da Tabela AUTO B3 mostra que a desaceleração dos preços continua em novembro para a maioria dos segmentos de novos, com certo alívio para pick-ups compactas e crossovers. Já os usados voltaram a cair em novembro, após breve pausa em outubro. 

“Novembro teve um volume de automóveis e comerciais leves 6% inferior ao mesmo mês de 2024, o que despertou um aumento nas bonificações de varejo e reduziu o preço de transação dos veículos novos”, destacou Cassio Pagliarini, CMO da Bright Consulting. 

Veículos novos: queda moderada e consistente

Os automóveis 0 km apresentaram, em novembro, uma desvalorização média de 0,8% em relação a outubro, dando sequência às retrações ao longo do segundo semestre, impulsadas pela boa oferta nas concessionárias e a pressão por descontos diante da manutenção de estoques elevados. No acumulado dos últimos 12 meses, a queda dos veículos novos foi de 5,5%. 

Veículos usados: voltam a recuar em novembro após a pausa de outubro

Os veículos usados — considerados na amostra aqueles com até 5 anos de uso — mostraram, em novembro, uma desvalorização média de 0,5%, acumulando queda de 4,1% nos últimos 12 meses. O desempenho fraco do mercado de novos em novembro aumentou a oferta de veículos, o que também pressionou os preços dos usados.