29/08/2018

B3 passa a registrar gravames para os ativos financeiros da Unidade de Títulos e Valores Mobiliários

Novidade traz segurança e eficiência para o mercado


São Paulo, 29 de agosto de 2018 – Desde 20 de agosto, a constituição de ônus e gravames de ativos financeiros da Unidade de Títulos e Valores Mobiliários que estejam depositados na B3 deve ser realizada na própria B3.

 A constituição de gravames no Depositário Central beneficia as instituições financeiras já que simplifica o processo. Além disso, traz agilidade, robustez e segurança jurídica para os gravames, que podem ser oferecidos como garantia em transações de crédito.

A mudança é aderente a nova regulação do Banco Central, que disciplina as atividades de registro e de depósito centralizado de ativos financeiros. A iniciativa por parte do regulador faz parte da Agenda BC +, que tem como objetivo revisar questões estruturais do BC e do Sistema Financeiro Nacional (SFN), gerando benefícios sustentáveis para a sociedade brasileira.

“Além das claras vantagens que essa implementação traz ao mercado, ela beneficia os investidores, que passam a ter acesso ao seu portfólio de investimentos na B3 em um único repositório - o canal eletrônico do investidor (CEI)”, afirma o Diretor de Depositária e Operações de Balcão, André Demarco.