09/05/2025
Calculadora ReVar já auxilia mais de 100 mil investidores na apuração do IR sobre renda variável

Foto: Cauê Diniz/B3
São Paulo, 09 de maio de 2025 – Desde seu lançamento, em dezembro de 2024, a calculadora ReVar, lançada pela Receita Federal em parceria com a B3, já teve mais de 114 mil investidores pessoas físicas que autorizaram o compartilhamento de seus dados com a Receita para o cálculo mensal do imposto de renda sobre ganho de capital em operações realizadas em bolsa de valores (ano base 2025).
O serviço está disponível para investidores que operam produtos do mercado de renda variável (como ações, ETFs, fundos imobiliários e BDRs), e a próxima fase compreenderá também os mercados de derivativos (futuros, opções, termo) e de empréstimo de ativos.
Nesta sexta-feira (9), a B3 e a Receita Federal realizaram um toque de campainha simbólico em comemoração ao lançamento oficial do ReVar. O evento contou com as participações de Gilson Finkelsztain, CEO da B3, do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de Robinson Sakiyama Barreirinhas, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, além de outros representantes do mercado.
“Com o ReVar, desenvolvido em parceria com a Receita Federal, estamos endereçando uma das principais dores dos investidores, que é o pagamento imposto de renda dos ativos de renda variável, seja pela dificuldade de compreender as regras, de juntar informações de mais de uma corretora ou de lembrar de informações como os preços e as datas de compra e venda de cada ativo,” destaca Gilson Finkelsztain, CEO da B3.
“É uma satisfação ver os avanços da Receita Federal de digitalizar o Brasil. O que está sendo feito em relação ao Imposto de Renda é tão importante quanto ao que está sendo feito no imposto de consumo. Vamos digitalizar todo o nosso sistema tributário de maneira que as pessoas se deparem com um ambiente amigável e não tenham que fazer o preenchimento daquela informação que a Receita já vai ter automaticamente. É um salto de qualidade inestimável e muitos brasileiros vão passar a considerar investimento em renda variável a partir de agora. As pessoas vão poder se dedicar ao que importa, que é o seu planejamento de vida, é poder usar sua poupança da melhor maneira possível para garantir um futuro melhor para os seus filhos, para a sua família”, afirmou o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante o evento.
“O que estamos fazendo é mais um passo de transformar a Receita Federal de um órgão visto pelo contribuinte como de fiscalização e passar a ser visto como um órgão de orientação, parceiro do contribuinte. E quando encontra algum problema, orienta o contribuinte a se auto regularizar”, explicou Robinson Sakiyama Barreirinhas, Secretário Especial da Receita Federal do Brasil.
"Esse momento é um marco fundamental para o mercado. É a constatação de quanto ele cresceu e vem evoluindo ao longo desses últimos anos. Ao mesmo tempo vemos a entrada de novos investidores pessoas físicas nos ajudam diretamente a consolidar a indústria de intermediação nesse ambiente dinâmico e moderno. Essa inovação certamente facilita muito a vida dessas pessoas físicas nas declarações de seus IRs e garante a integridade e a confidencialidade no recebimento das informações por parte da Receita", afirmou Pablo Spyer, conselheiro da Ancord.
Na Área do Investidor da B3, o investidor concede a autorização para que a bolsa envie dados para a Receita, com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicação), o que garante a integridade e confidencialidade no recebimento das informações.
O cálculo e geração do DARF são feitos diretamente no portal E-CAC, da Receita Federal. Os investidores podem usar o ReVar a partir do 10º dia do mês seguinte ao mês da autorização de compartilhamento das informações.
Este processo permite a apuração dos ganhos ou prejuízos líquidos decorrente da operação e, se for o caso, calcular o imposto devido com geração do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) para o pagamento.
A calculadora ReVar amplia o portfólio de iniciativas inovadoras e tecnológicas da B3. O objetivo é melhorar o fluxo de operações e a experiência dos investidores.
Facilidade para o investidor
Com a calculadora, o investidor tem disponível um serviço inovador que facilita o cálculo do imposto das diferentes operações realizadas em seu portfólio, além de otimizar melhor o seu tempo e ter mais segurança quanto ao cálculo correto do imposto.
A calculadora ReVar se une a outras iniciativas realizadas pela B3 com o objetivo de impulsionar a cultura de investimentos no país e melhorar a experiência do investidor, a partir de novos serviços com o uso de ferramentas inovadoras e tecnologia de ponta.