13/12/2021

B3 e ITG firmam parceria para auxiliar seguradoras nas demandas regulatórias

Solução desenvolvida auxilia no processo de conciliação de documentos entre diferentes plataformas


São Paulo, 13 de dezembro de 2021 - A B3, bolsa do Brasil, e a ITG, empresa que fornece soluções de tecnologia para o mercado segurador, firmaram parceria para a criação de uma solução voltada para automatizar a conciliação de informações e, assim, auxiliar as seguradoras a cumprirem as demandas regulatórias do mercado.

A B3 é credenciada e homologada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para operar o Sistema de Registro de Operações (SRO) por meio do seu sistema InsurConnect. E um dos itens da norma regulatória é a conciliação das informações registradas no SRO com as informações do sistema operacional da seguradora.

“Em contato com as seguradoras, percebemos que a conciliação de informações é uma dificuldade enfrentada por várias empresas e que podíamos ajudá-las a resolver esse problema. Por isso, procuramos um parceiro com ampla expertise no setor para a construção conjunta dessa solução, com o intuito de entregar um produto completo para o mercado que permita a automatização de toda a conciliação de arquivos em um único ambiente, sejam eles dados do SRO, FIP, Quadros Estatísticos e Registros Oficiais”, comenta Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.

“A ITG é uma empresa especializada no segmento de seguros e, neste sentido, busca oferecer um portfólio de soluções cada vez mais abrangente para o setor. Desenvolvemos uma solução para atendimento das demandas do SRO, quando tivemos a oportunidade de aproximação com a B3 e, para orgulho de nossa organização, sermos convidados para estabelecer uma parceria", comenta Mauro Sapiro Pinto da Costa, sócio-diretor da ITG.

A solução é um módulo, instalado no ambiente da seguradora, que efetua a importação do arquivo de retorno da registradora, valores contábeis e demais entregas SUSEP. Por meio dessas entradas, o sistema efetua a conciliação dos dados enviados para o SRO versus valores contábeis e demais obrigações regulatórias garantindo informações padronizadas e consistentes. Ele também permite uma rastreabilidade na composição de cada valor devido à sua estrutura de navegação, que possibilita a abertura dos detalhamentos que estão gerando cada informação.