22/07/2021

Plataforma de Energia da B3 auxilia agentes no monitoramento de risco

Ferramenta disponibiliza informações que favorecem a transparência, formação de preços e gestão de riscos no mercado livre de energia elétrica


São Paulo, 22 de julho de 2021 – Para auxiliar os agentes no monitoramento de risco, em um cenário em que o aumento dos preços pode elevar o risco de mercado e consequentemente o risco de contraparte, a B3 oferece a Plataforma de Energia da B3 (energia.b3.com.br) que disponibiliza informações que favorecem a transparência, formação de preços e gestão de riscos no mercado livre de energia elétrica.

Por meio da ferramenta, os agentes, sejam comercializadoras, consumidores ou geradores, podem aderir ao Selo de Confiança da B3 e obter acesso à sua exposição de risco em energia, de forma individual, além de indicadores a respeito dos demais agentes, podendo, com isso, aprimorar sua gestão de risco.

“A B3 se propôs a viabilizar um mercado mais sofisticado, com um monitoramento centralizado para dar mais transparência à negociação de energia livre. O Selo B3 de Confiança revela o nível de governança do agente e se ele opera dentro de sua capacidade financeira segundo os modelos de risco da B3”, explica Ana Beatriz Mattos, superintendente de Novos Negócios da B3. 

Lançado no final de 2020, a Plataforma de Energia da B3, disponível em energia.b3.com.br, conta com a adesão de dez empresas ao Selo de Confiança da B3, entre comercializadoras, geradoras e consumidores de energia. A iniciativa da bolsa tem como objetivo atuar no monitoramento centralizado, trazendo mais transparência nas informações das contrapartes respeitando o sigilo das negociações bilaterais, com toda a estrutura de segurança de informação que a B3 já utiliza nos mercados em que atua.

Na Plataforma de Energia da B3 também é possível encontrar uma curva de preços de energia, calculada a partir dos preços de contratos negociados e o histórico de preços dos vértices mais líquidos. Com esse instrumento, os agentes têm uma visão geral das negociações realizadas no ambiente de contratação livre, trazendo transparência ao mercado e melhorando as condições para a negociação do produto.

 

Selo de Confiança da B3

 

O Selo de Confiança, um dos indicadores fornecidos aos clientes da Plataforma de Energia, foi criado para indicar o nível de exposição de cada agente nesse mercado e a confiabilidade das informações utilizadas para tal cálculo de exposição a partir de um modelo de risco proposto pela B3.

O Selo é dividido em dois componentes: nível e status. O nível de selo é determinado pelo desempenho no cumprimento de medidas que refletem transparência e governança, como periodicidade de envio de balanço, política de risco, auditoria interna, entre outros. O status reflete se a empresa opera dentro do limite de exposição sugerido pela B3, ou seja, é aderente ao modelo de risco da B3, ou se é mais agressiva, e, portanto, não aderente.

 

Evolução do Mercado de Energia

 

A B3 entende que a evolução no uso dessas ferramentas pode levar ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, a depender da necessidade do próprio mercado.

A B3 já atua desde 2015 nos derivativos financeiros de PLD, disponibilizando ao mercado o derivativo de balcão de energia elétrica, em que as partes negociam de¿forma bilateral e depois registram os parâmetros no sistema da B3. O risco da operação, portanto, é bilateral, tomado por cada contraparte.

“Um mercado transparente e seguro, que fomente boas práticas de gestão de risco será importante para a evolução do mercado de energia como um todo”, destaca Ana Beatriz Mattos, superintendente de Novos Negócios da B3.