20/08/2025
“Precisamos mudar a forma como a matemática é comunicada”, afirma Jo Boaler, professora de Stanford, em painel na B3

São Paulo, 20 de agosto de 2025 – A matemática foi centro das discussões no painel “Como a Matemática vai incluir o Brasil na economia digital”, realizado nesta quarta-feira (20), no auditório da B3, em São Paulo. Com a presença de Jo Boaler, professora da Universidade de Stanford e idealizadora da abordagem Mentalidades Matemáticas (MM), o evento reuniu mais de 100 pessoas para debater de que forma o ensino da disciplina pode contribuir para um país mais próspero, inovador e inclusivo em um cenário de acelerada transformação tecnológica.
“Por muitos anos as pessoas estavam focadas apenas em como ensinar, sem considerar como as crianças se sentiam em relação à matemática. Precisamos transformar a forma como a matemática é comunicada culturalmente, como as pessoas se enxergam diante dela e como se relacionam com a disciplina. É uma mudança de mentalidade que exige também uma mudança na maneira como ensinamos”, comentou Jo Boaler ao falar do ensino da matemática hoje.
O evento ainda mobilizou os presentes para contribuir de forma ativa na democratização da matemática. Organizado pelo Instituto Sidarta, responsável pelo programa Mentalidades Matemáticas, em parceria com B3 Social, Fundação Itaú e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), foi voltado para formadores de políticas públicas, líderes do terceiro setor e produtivo, além de educadores.
Alexsandro Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC; Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime; Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA; Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social; e Thiago Nascimento, diretor-executivo do Instituto Decodifica também estiveram presentes nos painéis. O evento foi mediado pela jornalista Renata Cafardo.
Para finalizar o evento, foi exibido o documentário “Counted Out” (“Excluídos pela Matemática” em tradução livre), dirigido por Vicki Abeles. A obra provoca reflexões sobre a importância da matemática na sociedade e os desafios enfrentados na educação da disciplina.
