08/03/2022

B3 inicia primeiro ETF focado em índice ligado a mulheres na liderança


Safra ELAS11 _cauediniz B3-6237.jpg

São Paulo, 8 de março de 2022 – Investidores atentos às boas práticas de diversidade nas empresas ganham mais uma opção de diversificação, ancorada agora na promoção de mais mulheres em cargos de liderança dentro das companhias. A cerimônia de toque de campainha realizada hoje (8), na B3, marcou o início das negociações do SAFRAETFELAS. As cotas do fundo podem ser negociadas por meio do ticker ELAS11.

Gerido pelo Safra Asset, o fundo tem como referência o índice Teva Mulheres na Liderança, que acompanha a performance de empresas com políticas notáveis de diversidade de mulheres em cargos de diretoria, conselho e comitês. A base analisada pelo índice é composta por 342 empresas listadas e negociadas no Brasil, sendo que as 50% melhor avaliadas passam a compor a carteira. São 150 mil cargos avaliados por recorte de gênero, com um histórico de cinco anos de acompanhamento.

 Apesar do rebalanceamento trimestral, a análise é feita mensalmente para acompanhar os resultados da adoção de políticas de igualdade de gênero, levando em conta a participação de mulheres em cargos de liderança nas mais de 8 mil posições avaliadas como critério para compor o score das empresas.

“A B3 é uma das empresas com maior peso no índice, com 9,9% do peso teórico do indicador. Possuímos práticas ESG estruturadas para aumentarmos a diversidade dentro da companhia. Em 2021, fomos a primeira bolsa de valores do mundo a emitir um Sustentability Linked Bond (SLB), no valor de R$ 700 milhões, nos comprometendo a atingir 35% de representatividade de mulheres em cargos de liderança até 2026 e com a criação de um índice de diversidade para o mercado brasileiro, como forma de estimular boas práticas de mercado. Além disso, em 2020, fomos reconhecidos pelo WOB (Women on Board) pelo nosso compromisso com a pauta de mulheres no conselho, sendo que hoje elas representam 27% do nosso conselho de administração.“ explica Flavia Mouta, Diretora de Emissores na B3.

Atualmente, em parceria com instituições do mercado, como S&P Dow Jones e Great Place to Work, a B3 disponibiliza 8 índices ESG. Entre os destaques está o ISE B3, que, desde 2005, serve de aliado na análise do comprometimento das empresas com as melhores práticas de gestão e sustentabilidade. Além dos índices, também são negociados na bolsa do Brasil 5 ETFs ESG, incluindo o ELAS11.

O Exchange Traded Fund (ETF) é um produto que tem sua performance referenciada em um índice, acompanhando assim o desempenho de diversas empresas através de um único produto. O produto é negociado de forma similar ao investimento em ações. Os investidores devem adquirir os produtos que mais se alinham a sua estratégia e perfil, levando em consideração que o ETF possibilita uma maior diversificação através de uma única operação. Acesse aqui para saber mais sobre ETFs.