22/11/2022

Programa de Equidade Racial em Conselhos forma primeira turma de executivos

B3, IBGC e Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial reuniram os 33 profissionais negros que concluíram o curso para celebração e networking com lideranças do mercado e headhunters


Programa de Equidade Racial - Credito Caue DinizB3.jpg

 

São Paulo, 22 de novembro de 2022 – Os 33 executivos negros que concluíram a primeira edição do Programa de Equidade Racial em Conselhos celebraram a formatura na manhã desta segunda-feira (21), com um toque de campainha na sede da B3, no centro de São Paulo.

O curso foi lançado em outubro pela B3, a bolsa do Brasil, o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial. O evento de encerramento promoveu a interação entre os formandos e convidados, incluindo clientes, parceiros e headhunters, com foco de que eles ocupem em breve cadeiras de conselheiros.

“Aqui podemos quebrar estereótipos e mostrar o que realmente somos: somos potentes, somos potência e somos diversos”, disse Roberta Anchieta, diretora de Administração Fiduciária do Itaú Unibanco e aluna do programa, escolhida como uma das oradoras em nome da turma. “Hoje é dia de renovar a esperança, pois estamos certos de que este é um marco, e que os conselhos serão mais coloridos daqui em diante. Contamos com vocês, conselheiros e conselheiras aqui presentes, para nos darem essa primeira oportunidade.”

Gilson Finkelsztain, CEO da B3, destacou que o programa foi pensado para preencher uma lacuna no mercado e ajudar a acelerar a inclusão racial na alta liderança das empresas. “Como indutores de boas práticas, o nosso papel também é disseminar informação, conhecimento e condições para que todo o mercado possa avançar junto, obtendo resultados tão urgentes e necessários para que o ambiente corporativo possa refletir a realidade da sociedade brasileira”, disse.

“O Programa de Equidade Racial em Conselhos coloca a questão da representação de negros no conselho de administração das empresas em um novo patamar. A partir de agora, nenhuma empresa pode alegar a ausência de negros nestes postos com a justificativa de não haver profissionais com formação ou qualificação adequadas. Iniciamos agora um novo capítulo de discussão sobre acesso, inclusão e permanência dos negros na alta liderança das empresas no Brasil”, contou Raphael Vicente, diretor geral da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.

Para Adriane Almeida, diretora de Desenvolvimento do IBGC, o programa é um passo importante para enriquecer a tomada de decisão no âmbito dos conselhos de administração, à medida que fomenta uma cultura inclusiva que qualifica e, ao mesmo tempo, representa a nossa sociedade. “A conclusão deste programa se soma à mensagem de que precisamos cada vez mais promover a interseccionalidade de nossas diversidades nas organizações. E que ações direcionadas podem ser caminhos contra problemas estruturais que há muito tempo vêm sendo negligenciados”, afirmou.

Entre os dias 13 de outubro e 18 de novembro, os alunos do programa tiveram 13 aulas com professores selecionados pelo IBGC e a Iniciativa Empresarial. Os conteúdos, que incluíam módulos sobre Missão do Conselho de Administração e Papel do Conselheiro; Ética e Sustentabilidade; Riscos e Compliance e Responsabilidades dos Administradores, foram ministrados em formato on-line e presencial, com aulas na sede do IBGC e na B3.

Na formatura, além do recebimento dos certificados, os executivos fizeram o toque de campainha em prol da Equidade Racial, no púlpito onde acontecem as principais celebrações do mercado, como a abertura de capital das empresas listadas na bolsa.