07/08/2019

B3 integra pelo terceiro ano consecutivo o índice de sustentabilidade FTSE4Good Emerging Latin America


São Paulo, 07 de agosto de 2019 – A B3 foi selecionada, pelo terceiro ano consecutivo, para integrar o índice FTSE4Good Latin America que avalia o desempenho de empresas quanto às suas políticas e práticas ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês). 

O indicador, criado pelo fornecedor de índices internacionais FTSE Russell, é da família do reconhecido índice de sustentabilidade da Bolsa de Londres, FTSE4Good, lançado no mercado em 2001 e o segundo do tipo do mundo. Para essa indicação, a B3 foi avaliada com base em dados públicos e de forma independente, de acordo com os critérios do índice, cumprindo todos os requisitos para integrar a carteira, que inclui empresas da América Latina.

“É uma grande honra para a B3 fazer parte, pelo terceiro ano consecutivo do FTSE4Good Emerging Latin America. Os índices de sustentabilidade são cada vez mais utilizados por investidores do mundo para identificarem companhias que possuem robustas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa e fazer parte dessa seleta lista nos mostra que estamos no caminho certo dentro da agenda ESG”, comenta Sonia Favaretto, diretora de Comunicação, Sustentabilidade e B3 Social.

A B3 foi a primeira Bolsa do mundo a se tornar signatária do Pacto Global da ONU (2004), a primeira Bolsa de um país emergente a se comprometer oficialmente com os Princípios para o Investimento Responsável – PRI (2010) e a primeira Bolsa das Américas a se tornar signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres – WEPs (2017). No movimento de bolsas de valores, a B3 foi signatária fundadora, em 2012, da iniciativa Sustainable Stock Exchanges – SSE no âmbito da ONU e, desde 2014, é membro do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade - SWG da Federação Mundial de Bolsas (WFE). Por meio desses compromissos, a B3 induz às boas práticas ESG no mercado brasileiro.

Para saber mais sobre o índice, acesse: www.ftserussell.com

*A B3 não participa do processo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), pois ocupa a presidência do Conselho Deliberativo do Índice. O Conselho Deliberativo do ISE (CISE) é o órgão máximo de governança do índice, tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas e é composto por representantes de 11 instituições e presidido pela B3. Além disso, a B3 integra o ICO2 – Índice de Carbono Eficiente, composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 comprometidas com a gestão das suas emissões de gases efeito estufa (GEE). Para saber mais sobre os índices de sustentabilidade da  B3 acesse: http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-sustentabilidade/

B3. Com o mercado, para o futuro.