07/10/2021

Taxa do tesouro direto será reduzida


São Paulo, 7 de outubro de 2021 – A partir de janeiro de 2022, a taxa de custódia do Tesouro Direto passará de 0,25% para 0,20%. A informação foi dada ontem, em primeira mão, pelo secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, no encerramento da Semana do Investidor, realizada pela B3, a bolsa do Brasil, em parceria com a CVM.

A B3 e o Tesouro Nacional reafirmam seu compromisso de monitorar constantemente as oportunidades de reduções estruturais na taxa de custódia cobrada pela B3. Em agosto de 2020, a taxa de custódia para investimentos no Tesouro Selic até o estoque de R$ 10 mil foi reduzida de 0,25% para 0% ao ano.

A taxa é cobrada semestralmente, nos primeiros dias de julho ou janeiro, no pagamento de juros, na venda ou no encerramento da posição do investidor, sendo que a forma de cobrança é definida pelo evento que acontecer primeiro.

“Um aspecto muito importante para garantir a mudança do perfil da pessoa física que investe no tesouro direto, com um ticket de entrada menor e um público jovem, é o custo dele, que é mais baixo. Com isso, em um esforço conjunto de B3 e Secretaria do Tesouro Nacional, reduziremos a taxa de custódia de 0,25% para 0,20%, a partir de janeiro de 2022. Com isso, queremos fazer dele um produto que seja barato, acessível e seguro para o investidor”, afirmou Jeferson Bittencourt, secretário do Tesouro Nacional, aos apresentadores do programa Hora de Expediente, durante a Semana do Investidor.

“A parceria da B3 com a STN é antiga e rende frutos para os investidores há bastante tempo. Desenvolvemos juntos o Tesouro Direto, e essa redução da tarifa de custódia, além de outras medidas, é mais um sinal do nosso compromisso com o crescimento e democratização do mercado de capitais.”, comenta Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes e Pessoa Física da B3.

A mudança está em linha com os esforços de aprimoramento do serviço pelas duas instituições que, recentemente, também anunciaram a liquidação dos produtos para D0. Além disso, foi incorporado um chatbot no site do TD, com a intenção de aprimorar ainda mais a experiência do atendimento ao investidor.

A redução entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022 e é válida para todos os produtos do Tesouro Nacional. Negociados de forma 100% online, eles possuem ampla gama de tipos de rentabilidade, podendo ser prefixados, ligados à variação da inflação ou à taxa Selic. Eles possibilitam, ainda, de forma facilitada, o acesso do investidor pessoa física aos títulos públicos.