23/07/2025
Energisa comemora 120 anos na B3

Foi realizada hoje, na B3, a bolsa do Brasil, a cerimônia de toque de campainha para celebrar o aniversário de 120 anos de fundação da Energisa, um dos maiores grupos privados com capital nacional que transformam o setor elétrico brasileiro, com um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável. A Energisa atende mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país.
O portfólio da Energisa abrange nove distribuidoras de energia elétrica, doze concessões de transmissão, geração de grande porte renovável e uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, com geração distribuída por fonte renovável, comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. Além disso, conta com uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center, a fintech Voltz, a primeira do segmento de empresas de serviço público de energia e uma empresa de distribuição de gás natural, a ES Gás.
A cerimônia de toque de campainha foi realizada na sede da B3, no centro de São Paulo, e contou com a presença de Gilson Finkelsztain, presidente da B3, Ricardo Botelho, presidente da Energisa, além de executivos da empresa e demais convidados.
“Hoje, o toque de campainha representa não apenas o início da negociação do pregão, mas o reconhecimento público de uma trajetória marcada pela excelência, inovação e compromisso com o futuro. Na B3, trabalhamos para que mais empresas tenham acesso ao mercado, com visão de longo prazo e compromisso com a sociedade. E é por isso que celebramos quando vemos empresas como a Energisa utilizando esse ecossistema para crescer e gerar impacto”, disse Finkelsztain.
“A Energisa tem uma belíssima história de pioneirismo e empreendedorismo em uma atividade de serviço público de energia elétrica que, ao longo deste período, passou por inúmeras transformações – muitas impulsionadas por nós. A abertura do nosso capital social aconteceu em 1907, com a emissão de ações no valor de 300 contos de réis, algo em torno de 37 milhões de reais nos dias de hoje, pela então Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina. Fomos uma das primeiras empresas a registrar ações na então Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, apenas dois anos após a fundação e antes da entrada em operação comercial, um feito um tanto quanto arrojado para época, e que demonstra que a confiança do mercado de capitais é algo que preservamos e honramos até hoje”, disse Botelho.
A B3 conta com 419 empresas listadas no mercado de bolsa, atualmente, e tem o compromisso de apoiar as companhias em toda a jornada pelo mercado de capitais.