10/08/2023

Trademate da B3 é eleita pelo Tesouro Nacional como plataforma oficial para negociação de títulos públicos federais


São Paulo, 10 de agosto de 2023 - A plataforma Trademate, da B3, foi escolhida pelo Tesouro Nacional como a plataforma oficial para a negociação de títulos públicos federais. O sistema para a negociação eletrônica de ativos de renda fixa, lançado no final de julho, foi desenvolvido totalmente em nuvem para substituir a plataforma de negociação Trader. 

A escolha da plataforma é realizada a cada semestre pelos dealers, que são nove bancos e três corretoras credenciadas pelo Tesouro Nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento dos mercados primário e secundário de títulos públicos. Os nove bancos credenciados avaliam as plataformas concorrentes de acordo com as participações em ofertas públicas e no mercado secundário de títulos públicos. Esta é a 18ª vez consecutiva que a B3 é escolhida, anteriormente com a plataforma Trader e, desta vez, com a Trademate.

“O reconhecimento dos dealers reflete o esforço constante da B3 em entregar a melhor experiência para os clientes. Trabalhamos para modernizar nossa infraestrutura e entregamos um sistema completo, com maior disponibilidade, acesso simplificado, transparência e com processos de negociação mais rápidos”, afirma Afonso Rossatto, Head de Produtos de Renda Fixa na B3.

A plataforma Trademate apresenta funcionalidades automatizadas, infraestrutura desenvolvida em nuvem com alta disponibilidade, integração com os sistemas de pós-negociação da B3 e de terceiros, conectividade com outros sistemas de negociação eletrônica da B3, além de estar preparada para futuramente negociar novos ativos, inclusive títulos estrangeiros. 

Os usuários já podem usar a plataforma para a negociação de títulos públicos federais indexados NTNB, LFT e NTNC; títulos públicos pré-fixados LTN e NTNF; e operações casadas. Os demais produtos de renda fixa serão inseridos em fases, que se estenderão até o primeiro semestre de 2024. 

“Toda a transformação digital pela qual a B3 tem passado nos últimos anos, com evolução de suas plataformas e de sua cultura, nos tem colocado em uma posição de operar no melhor dos dois mundos para o mercado: de um lado, conhecimento, solidez operacional e credibilidade, e, de outro, agilidade e foco na experiência do cliente, típicos de uma fintech”, finaliza Rossato.